A produção de Athos Abramo, um dos pioneiros da crítica teatral paulista, ganha livro organizado por sua filha, a professora Alcione Abramo, e pelo jornalista e crítico Jefferson Del Rios. Sob o título ‘Athos Abramo: o crítico reencontrado’, o livro tem lançamento quinta (19), 19h, na SP Escola de Teatro, na capital paulista.
Também considerada um registro da cultura e da urbanização da cidade de São Paulo, de 1940 a 1970, a obra contempla seleção de textos a partir de recortes de jornais guardados em família e de fontes documentais do Arquivo Público do Estado. Abarca ainda a saga dos Abramo, de descendentes de imigrantes italianos que imprimiram seu nome como uma família influente na arte, política e imprensa brasileiras (a exemplo dos jornalistas Claudio e Fúlvio, do gravurista Lívio e da atriz Lélia, ex-presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado, nos anos 1970, quando militou pela regulamentação da profissão).
Entre as passagens, há informações sobre a inauguração do Teatro de Arena, do TBC; a estreia da montagem de ‘Roda viva’; a atuação de Cacilda Becker ainda no início de carreira; e a consagração de Antunes Filho. Além de críticas, programas, cartazes e demais tópicos.
O livro pertence ao selo Lucias, com edição da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), entidade responsável, entre outros projetos, pela gestão da SP Escola de Teatro, em parceria com a Giostri Editora e o Itaú Cultural. Coordenação editorial de Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles.
R$ 30. 81 páginas. Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 210, Bela Vista.
Na imagem de reprodução, retrato a óleo de Athos Abramo feito por seu irmão, Lívio. Assessoria: M. Fernanda Teixeira | Arteplural Comunicação.
#Pratodomundover : Card em vermelho traz imagem de Athos Abramo, que é homem branco com cabelos curtos castanhos e óculos com armação redonda. Sobre imagem, em letras brancas, o título: ‘A memória de Athos Abramo’.
…
Acesse www.teatrojornal.com.br e nos siga também no IG @teatrojornal
#Teatrojornal #Teatro #CríticaTeatral #ArtesCenicas
Fonte: Teatro Jornal