Satyrianas faz tributo a José Celso Martinez Corrêa

Evento que somará 86 horas ininterruptas de programação terá mostra de fotografias do encenador morto em julho

Da Redação Canal MF

Com 86 horas ininterruptas de programação – iniciadas às 10h da manhã deste dia 12 até meia-noite do dia 15 – e em 12 locais da cidade, entre eles, Espaço dos Satyros, Cine Satyros Bijou, SP Escola de Teatro, Parlapatões, Presidenta, Galeria Olido, Teatro de Garagem, Gambiarra, Parque Augusta, Cia Ator, Teatro Oficina e Tenda na Praça Roosevelt, a 24ª Satyrianas trará mais de 400 atrações. Tudo de graça ou no esquema pague quanto puder.

Após um ano de intensa polarização política e desafios à democracia, que culminaram na tentativa de golpe de Estado, o país entrou em uma nova fase política de estabilidade democrática. É nesse espírito que o Festival Satyrianas, “a maior celebração teatral da cidade de São Paulo”, segundo seus organizadores, celebra a diversidade artística brasileira e reúne atrações de teatro, dança, cinema, performance, espetáculos infantis, contação de histórias, leituras dramáticas e espetáculos presenciais e online. São trabalhos de artista de todas as regiões do Brasil. “Será a grande festa dos artistas em homenagem à população de São Paulo”, comenta Ivam Cabral.

Cena da peça As Bruxas de Salém, no Espaço dos Satyros. Foto Andre Stefano

Prêmio Shell e Prêmio Especial da Crítica da APCA, o Festival Satyrianas este ano recebeu 700 inscrições de artistas de todas as regiões do país, nas mais diversas áreas: teatro, cinema, música, circo, literatura, dança, cinema, contação de histórias, entre outros.

A programação traz Dramamix, Mostra Filmes Pop 23, Mostra Teatral, Mostra Cinemix, Mostra de Zé Celso Fotografia, Mostra Satyriblack, Mostra Satyritrans, Dançamix, Mostra Filmes de Terror dia 13, Performix, Mostra online, Fotomix. Esta edição, com o tema Re_existir no Zé-Fênix, será em homenagem ao encenador brasileiro José Celso Martinez Corrêa.

O Festival Satyrianas presta, assim, uma homenagem ao artista, celebrando sua vida e legado. Seu compromisso inabalável com a liberdade artística, sua ousadia em desafiar normas sociais e seu papel fundamental na transformação do teatro brasileiro tornam-no uma figura inigualável na história cultural do país. Ele será lembrado com uma mostra de fotografias feitas por Daniel Marano.

Cena de Eu Te Amo Sozinha ou Qualquer Coisa Sobre Cafeína, nas Satyrianas. Foto Gabriel Huerta

A primeira edição da Satyrianas ocorreu em 1991, quando o evento foi concebido como uma grande festa teatral, em que o público poderia assistir a qualquer dos espetáculos participantes do festival no esquema do ingresso consciente (¨pague quanto quiser¨), tornando-se assim um evento democrático para todos os tipos de público.

Depois de um período na Europa, Os Satyros retornam à Praça Roosevelt em 2000 e desde então o Festival se tornou um evento anual onde milhares de espectadores podem curtir 4 dias ininterruptos de teatro. Atualmente, As Satyrianas fazem parte do Calendário Cultural Oficial do Município e do Estado.

Cartas de As Satyrianas, que homenageia Jose Celso Martinês Correa. Foto Divulgação

 

Principais atrações

Dramamix – mostra com 40 textos teatrais inéditos, escritos por dramaturgos brasileiros contemporâneos;

Mostra Filmes Pop 23 – mostra com filmes que fizeram sucesso no Cine Satyros Bijou;

Mostra Teatral – com a apresentação de mais de 150 atrações;

Mostra Cinemix – mostra de curtas do cinema brasileiro contemporâneo;

Mostra de Zé Celso Fotografia – seleção de fotografias dedicadas à memória de José Celso Martinez Correa, pelo fotógrafo Daniel Marano;

Mostra Satyriblack – mostra dedicada à arte negra, com mais de 30 atrações nas áreas de música, dança, teatro e audiovisual;

Mostra Satyritrans – mostra dedicada à arte trans, nas áreas de música, dança, teatro e audiovisual;

Dançamix – mostra de dança contemporânea, com mais de dez espetáculos;

Performix – mostra de performance art, com 25 performances em sala de espetáculo e espaço urbano

Fotomix – coletivo de fotógrafos que acompanhará a Satyrianas e registrará as atividades do evento

Mostra Filmes de Terror dia 13 – no dia 13 de outubro, haverá uma programação dedicada a filmes de terror clássicos e contemporâneos;

Mostra online – com mais de 15 espetáculos com transmissão online.

Veja detalhes da organização e também da programação no site https://satyrianas.com.br/ (Com informações fornecidas pela Arteplural Assessoria de Comunicação)

 

Fonte: Canal MF

Post criado 441

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo