OPINIÃO | A impressionante a capacidade do ser humano de se adaptar às intempéries

por Luiz Pinheiro

É impressionante a capacidade do ser humano de se adaptar às intempéries. Assim é nos lugares onde o estado de guerra é crônico, assim é nas grandes tragédias e pandemias. No meio do caos, a vida sempre busca novos caminhos, através da solidariedade, do amor, da arte ou da ciência. Quando a morte se aproxima a vida cria novas formas de resistência. Assim é nos microorganismos como nos organismos de alta complexidade.

A capacidade de expressão do ser humano não tem limites e a percebemos principalmente quando estamos diante de situações adversas e de pessoas tão especiais como são os artistas. Eles nos emocionam, nos alimentam e nos enriquecem com sua arte, seu despojamento, sua coragem e audácia.

Acabo de assistir ao teatro digital da Companhia Os Satyros. A peça se chama “A ARTE DE ENCARAR O MEDO” e me sinto privilegiado por ter participado desse momento tão inusitado. O espetáculo foi ensaiado digitalmente, com os atores cada um em sua casa, e apresentado ao vivo, do mesmo modo.

As personagens e seus textos, células vivas de um organismo pulsante, conectam-se de um jeito tão harmonioso, feito um mosaico multitemático de afetos, estética, política e cultura, que tocam profundamente nossa sensibilidade e nossa razão . Os cenários naturais, a iluminação, as inserções de vídeos e a trilha sonora funcionam tão bem, que é difícil acreditar que tudo foi concebido à distância. É uma experiência tão nova e revitalizadora, que vale a pena ver para crer.

Como já escrevi em uma canção para uma peça da Companhia ,” Do profundo abismo vai brotar minha flor / No mais negro escuro vou buscar minha luz..quem será que traz consígo a dor pra dividir?”, a arte comunga e transforma.Tempos de pandemia, tempos de reflexão e criação, amor e solidariedade. Os que não têm luz, os precários, ficarão no limbo da História.

Queridos amigos, artistas, morri de saudade de vocês. Vontade de ver novamente a praça com suas luzes acesas, seus teatros ocupados, suas mesas na calçada, para aquela cerveja e aquele papo após o espetáculo.

As sessões ocorrem às sextas e sábados
às 21h e domingos às 16h. Ingressos pelo site:

http://www.sympla.com.br/espacodigitaldossatyros.

Vocês podem acessar o espetáculo pelo celular, ou computador. É preciso ter instalado o aplicativo Zoom. Sugiro ver em uma tela maior.

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 939

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo