Segundo volume acerca da produção paulista publicado pelo selo Lucias, ‘Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo’ é lançado quarta (4), 19h, na SP Escola de Teatro, na capital, com distribuição gratuita.
Organizada pelo pesquisador e professor Alexandre Mate (Unesp), atriz e gestora Elen Londero, ator e dramaturgo Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola, e crítico Marcio Aquiles, a edição contempla 335 coletivos do interior e litoral, após a primeira tratar do sujeito histórico teatro de grupo na capital e Grande São Paulo.
Uma rede de 50 pesquisadores mobilizou artistas e núcleos de todas as regiões administrativas para compor a cartografia que compreende textos sobre suas histórias, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias, além de artigos teóricos de acadêmicos que investigam o fenômeno.
“Os coletivos não se formam (o que seria significativo, também) para montar um espetáculo, trata-se de uma formação que vislumbra um caminhar utópico, mas pensado/tido a partir de estratagemas que aprofundem a relação entre si e com o público”, escreve Mate.
É prevista presença da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas Marilia Marton.
876 páginas. Após o evento, o livro poderá ser baixado em www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/selo-lucias. Edição da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro. Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 210, Bela Vista, tel. 11 3121-3200.
Na foto de Danilo Batista, Fernando Vasques em ‘Acorda, Januário!’, espetáculo da Cia Beira Serra de Circo e Teatro, fundada em Botucatu em 2014 e que faz parte do livro. Assessoria: Comunicação SP Escola de Teatro; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; e ARTEPLURAL Comunicação.
#Pratodomundover: Foto colorida de Fernando Vasques em ‘Acorda, Januário!’. É um homem branco com barba, calça cinza e camisa branca, sentado sobre mesa. Há um monociclo à esquerda. Título: Livro ‘Teatro de grupo em tempos de ressignificação’.
#Teatrojornal #Teatro #ArtesCenicas
Fonte: Teatro Jornal