Cuba Teatral

Foto_André_Stéfano

Depois de ensaiar durante todos esses dias no Instituto Superior de Artes Cênicas, na Universidade de Havana – aliás, uma experiência incrível! –, chegou o grande dia. Cosmogonia estreia hoje em Havana, no Teatro Bertolt Brecht, o espaço teatral mais importante de Cuba. Dividimos a cena com cinco atores cubanos. Eles interpretam os enfermeiros e nos dão suporte técnico.

Está acontecendo, neste momento, o 14º Festival de Teatro de La Habana, um evento muito importante que reúne grupos de teatro de todo o mundo. Este ano, estão presentes coletivos da Espanha, Itália, França e até (pasmem!) EUA. Somos o único grupo brasileiro a participar do festival.

Os cubanos têm um teatro poderosíssimo, especialmente nas ideias, na dramaturgia. Eles são inventivos e aprendem com a crise. Além, é claro, de serem muito receptivos: nos convidam o tempo todo para conhecermos lugares novos e nos mostram tudo com muita alegria e energia. Estamos realmente fazendo intercâmbios.

Ontem, Phedra estreou seu “Stranger, Estranho”. Nossa diva arrasou. O espetáculo foi um sucesso total, tanto de público quanto de crítica. Ela teve, na plateia, seus familiares. Como não tem mais irmãos nem pais vivos, recebeu o carinho de seus sobrinhos e sobrinhos bisnetos. Foi uma loucura, uma comoção.

Já iniciamos uma parceria da SP Escola de Teatro com os decanos da Universidade de Havana e fomos muito bem recebidos também na Embaixada do Brasil. Além disso, tenho visto espetáculos lindos, ouvido muita música boa e aproveitado ao máximo a linda Havana.

Estamos muito felizes. Quando chegar no Brasil, conto com detalhes os momentos que vivi. Até mais e merda pra nós!

Aqui, a programação do festival:

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 734

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo