A Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), Instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gestora da SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, convidam todas, todes e todos a participarem da Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana.
Os eventos serão online, transmitido pelo Youtube da SP Escola de Teatro, e acontecem nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00, com acesso gratuito e tradução simultânea do espanhol.
A iniciativa reúne pesquisadores, artistas e professores de universidades da América Latina e da Península Ibérica, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidad de la República – Uruguai (Udelar) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), e visa trazer debates, discussões, compartilhar experiências e investigações acerca das múltiplas manifestações cênicas da atualidade.
Segundo Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e parcerias da SP Escola de Teatro, essa é uma ação desenvolvida APS (Artes Performativas e Sociedade) – Rede Ibero-Americana de investigação e criação, iniciativa criada pela Adaap e o Centro de Estudos Arnaldo Araújo, com o objetivo de om o objetivo de fomentar o intercâmbio educacional e cultural entre os dois continentes.
“Conseguimos organizar um ciclo de seminários que envolvem de maneira ampla tanto o fazer teatral, mais diretamente, com mesas sobre dramaturgia, iluminação e encenação, quanto os territórios circundantes, com as mesas sobre pedagogia e crítica teatral, políticas de subjetivação e as relações com a sociedade, por exemplo”.
Os intercâmbios são um dos pilares da SP Escola de Teatro e desde o seu nascimento a instituição dialoga com universidades e centros de pesquisa do mundo todo, e em 2022 estas relações ficaram ainda mais próximas com o convite a Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, a consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC), do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), parte da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Ele foi empossado no cargo em maio.
Rodolfo García Vázquez (SPET), Marcio Aquiles (SPET), Maria Helena Maia (ESAP), Ivam Cabral (SPET), Luisa Pinto ((ESAP), Elen Londero (SPET) e Joaquim Gama (SPET) na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro em abril. Foto: Henrique Mello
A diretora da instituição, Maria Helena Maia, veio pessoalmente ao Brasil para fazer o convite, acompanhada das também pesquisadoras e professoras Luisa Pinto (ESAP) e Josefina González Cubero (Universidad de Valladolid).
O CEAA é uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, sendo o CEPAC composto por profissionais com currículo reconhecido nas áreas de trabalho dos quatro grupos de investigação: estudos de arquitetura; estudos de cinema; arte e estudos críticos; estudos de artes performativas.
“A Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana é um projeto muito importante para a Adaap, pois fortalece esse espaço que desde a nossa fundação buscamos: ocupar lugares importantes no cenário mundial da pesquisa em teatro. Recebo com muita felicidade essa iniciativa e tenho certeza que será um sucesso!”, comenta Cabral, que é também dramaturgo, ator, psicanalista e Doutor em Pedagogia Teatral pela ECA/USP (2017).
Confira abaixo o cronograma das mesas!
Semana De Pedagogia Teatral Ibero-americana
5/9 (segunda) – 10h
Abertura: Ivam Cabral (Brasil) e Maria Helena Maia (Portugal)
5/9 (segunda) 10:15 às 12:30
Mesa 1: Práticas Decoloniais no Teatro Latino-americano
Rodolfo García Vázquez (Brasil)
Lucía Naser Rocha (Uruguai)
Antonio Peredo (Bolívia)
Agnaldo Rodrigues (Brasil)
Mediação: Joaquim Gama (Brasil)
5/9 (segunda) 15:00 às 17:00
Mesa 2: Artes Cênicas, Pesquisa e Ensino em Abya Yala (América Latina)
Martín Rosso (Argentina)
Maria Fernanda Sarmiento Bonilla (Colômbia)
Rodrigo Benza Guerra (Perú)
Clara Angélica Contreras Camacho (Colômbia)
Mediação: Héctor Briones (Chile/Brasil)
6/9 (terça) 10:00 às 12:00
Mesa 3: Ensino da Dramaturgia
Jorge Louraço Figueira (Portugal)
Jorge Palinhos (Portugal)
Paula Autran (Brasil)
Mediação: Luisa Pinto (Portugal)
6/9 (terça) 15:00 às 17:00
Mesa 4: Prática e formação na Iluminação Cênica no Brasil e na Argentina
Guilherme Bonfanti (Brasil)
Eli Sirlin (Argentina)
Gonzalo Córdova (Argentina)
Iara Regina (Brasil)
Mediação: Mediação: Lucia Acuña (Uruguai)
8/9 (quinta) 10:00 às 12:00
Mesa 5: Artes Performativas e Comunidade com Outros Atores Sociais
Luisa Pinto (Portugal)
Vicente Concilio (Brasil)
Ashley Lucas (Estados Unidos)
Mediação: Jorge Palinhos (Portugal)
8/9 (quinta) 15:00 às 17:00
Mesa 6: A Crítica Teatral Como Ferramenta Pedagógica
Halima Tahan Ferreyra (Argentina)
Miguel Arcanjo (Brasil)
Heloísa Sousa (Brasil)
Mediação: Marcio Aquiles (Brasil)
9/9 (sexta) 10:00 às 12:00
Mesa 7: Teatro de Grupo, Políticas de Subjetivação e Pedagogias Teatrais na América Latina
Alexandre Mate (Brasil)
Djalma Thürler (Brasil)
Gina Monge Aguilar (Brasil)
Mediação: Elen Londero (Brasil)
9/9 (sexta) 15:00 às 17:00
Mesa 8: As artes cênicas e a expansão de fronteiras estéticas
Julieta Grinspan (Argentina)
Juan Peralta (Uruguai)
Robson Corrêa (Brasil)
Mediação: Malú Bázan (Brasil/Argentina)
Fonte: SP Escola de Teatro