Ivam Cabral, diretor executivo da SP, lança 21º livro em evento histórico nos 30 anos do Festival de Curitiba

Na manhã dessa sexta-feira, 8, em Curitiba, aconteceu o lançamento de Entre o Nada e o Infinito, 21º livro de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro e também ator, dramaturgo e professor. O evento fez parte das comemorações que integraram a 30º edição do Festival de Curitiba, no qual o grupo teatral fundado pelo autor (Os Satyros) apresentou dois espetáculos. Escrita ao longo de 12 anos em forma de diário, a obra reúne diferentes textos que versam sobre múltiplos temas, indo do teatro à psicanálise.

Organizado por Marcio Aquiles, com catalogação de Cibele Custódio e José Paulo Canuto, arte de Ciro Fernandes e prefácio de Lauro Cesar Muniz, a obra é uma publicação da editora Giostri. O evento aconteceu no Espaço Cultural Alfaiataria e foi um sucesso, com a participação de amigos, familiares e personalidades de grande renome no meio cultural, como o intelectual Beto Bruel, expoente da área de iluminação artística no Brasil. Fãs e visitantes do Festival em geral também compareceram em peso e garantiram um exemplar autografado do livro.

Além de ler alguns trechos da publicação, Ivam também realizou um bate papo exclusivo com o público e falou mais sobre as memórias que integram esse compilado de histórias; relembrando alguns momentos de sua trajetória pessoal e profissional, da história da Cia. Os Satyros e da SP Escola de Teatro, e da época em que morava em Ribeirão Claro, no município do Paraná. Muito do conteúdo havia sido publicado originalmente em diversas plataformas, como o seu blog Terras de Cabral, suas mídias sociais, jornais e revistas. Na obra, os textos capturam a essência e o estilo do artista, além de concretizarem um importante documento e registro do teatro paulista. Ao final, Ivam recebeu os convidados no jardim do local para uma sessão de autógrafos.

Miguel Arcanjo, jornalista e coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP, prestigiou o evento. Para ele, o lançamento é um notável marco na cultura nacional:

“Entre o Nada e o Infinito’, novo livro de Ivam Cabral, traça um importante panorama histórico do teatro brasileiro nos últimos anos, sobretudo em relação à criação e ao desenvolvimento da SP Escola de Teatro. Com seu grupo artístico localizado no centro de São Paulo, na Praça Roosevelt, Ivam Cabral criou um dos mais importantes centros de pesquisa, estudo e ensino das artes cênicas no mundo! Que bom que isso agora está registrado para a posteridade neste livro que teve esse lançamento de tanto impacto no festival de Curitiba!”, comentou Arcanjo, que está no maior festival de teatro da América Latina fazendo sua cobertura jornalística.

Autor de títulos como Terras de Cabral – Crônicas de Lá e Cá, Pessoas Perfeitas, Pessoas Sublimes, Pessoas Brutas, Pink Star, Mississipi, 1991 ou a Imperfeição do Amor; Ivam é um dos artistas mais premiados de sua geração, já tendo sido contemplado em diversas edições do Prêmio APCA, Prêmio Shell, Aplauso Brasil, APETESP e Gralha Azul. Além disso, o ator é reconhecido também no exterior, já tendo atuado em mais de 30 países e recebido diversos prêmios internacionais, como Prêmio Circulo de Amigos del Gran Teatro de La Havana (Cuba, 2008); Prêmio Villanueva/UNEAC (Cuba, 2008); The International Award – Hollywood Fringe Festival (EUA, 2013); BrodwayWorld Los Angeles Awards (EUA, 2020); The Good The@ter Festival Awards (Índia, 2020); Young-Howze Theater Awards (EUA, 2021). Também já foi editado em Angola, Cuba, Finlândia, Portugal e Reino Unido e teve textos seus traduzido para o alemão, espanhol, inglês e sueco.

Confira mais fotos do evento:

 

Fonte: SP ESCOLA DE TEATRO

Post criado 610

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo