por Miguel Arcanjo
A SP Escola de Teatro inaugura nesta quinta, 1º de outubro, às 20h, seu espaço SP Escola de Teatro Digital, na plataforma Sympla, focado em apresentações artísticas e outros eventos digitais. A programação especial do mês de estreia conta com nomes consagrados como Ivam Cabral, Sérgio Mamberti, Lázaro Ramos, João Acaiabe e Maitê Proença, entre outros.
As sessões de teatro adulto acontecem às sextas e sábados, às 20h, e de teatro infanto-juvenil, aos sábados, às 16h. Os ingressos custarão R$ 12,50, e a bilheteria será revertida aos artistas participantes – descontada a taxa de manutenção da Sympla. Em cada sessão haverá uma cota de ingressos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Garanta seu ingresso!
Ainda estão escalados no primeiro mês do espaço SP Escola de Teatro Digital os artistas e grupos Ricardo Cabral e Natasha Corbelino (Teatro Caminho), Indelicada Cia. Teatral, Cléo De Páris, Fábio Penna, Orlando Caldeira, Ivo Müller, Wilson de Santos, Os Satyros, Miguel Safe Palhaço Bambulino, Brincando na Kebrada – BNK, Márcia Dailyn e Dione Leal, Elen Londero e Quim Gama, da Cia. Veneno do Teatro.
“Com o distanciamento social imposto pela pandemia, os últimos tempos têm sido de reinvenção e de investigação de linguagem para os profissionais das artes cênicas, que criaram o teatro digital. Na impossibilidade dos encontros físicos, artistas, assim como os trabalhadores de outras áreas, migraram para as redes e acabaram descobrindo novas possibilidades de comunicação com o público”, explica o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.
O novo espaço dá continuidade às temporadas que sempre existiram na salas físicas da SP Escola de Teatro em sua Sede Roosevelt. A programação tem curadoria do coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, Miguel Arcanjo Prado, e produção de Giovana Gallucci.
Arcanjo afirma que os espetáculos convidados acolhem a diversidade de nosso teatro, com propostas artísticas surgidas neste delicado período: “Convidamos artistas que reagiram com coragem e ação diante do medo e não abriram mão de estar perto do público. O espaço SP Escola de Teatro Digital surge para unir ainda mais artistas e espectadores neste momento tão desafiador da história”.
A abertura especial, nesta quinta, 1º, às 20h, será com o solo Todos os Sonhos do Mundo, com Ivam Cabral, sob direção de Rodolfo García Vázquez, da Cia. de Teatro Os Satyros, de São Paulo. Esta foi a primeira peça em todo o mundo a migrar do palco convencional para o teatro digital. Ivam Cabral ainda é diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Abrindo a programação regular, nesta sexta, 2, às 20h, o consagrado ator Sergio Mamberti faz L Rapsódia – Lorca, Poesia e Música, com a obra do emblemático poeta espanhol Federico García Lorca com produção de Ricardo Grasson.
Neste sábado, 3, às 16h, a Indelicada Cia. Teatral, de Goiânia, apresenta o espetáculo O Príncipe, que une Hamlet de William Shakespeare com a filosofia política de Maquiavel. A peça conta com os atores Evandro Costa e Ricardo Fiuza sob direção de João Bosco Amaral.
Encerrando o primeiro fim de semana da SP Escola de Teatro Digital, também neste sábado, 3, às 20h, é encenada a peça O Filho do Presidente, do Teatro Caminho, do Rio de Janeiro. A obra traz o ator Ricardo Cabral dirigido por Natasha Corbelino. A montagem foi a primeira peça inédita a estrear já no formato do teatro digital no pós-pandemia.
“É muito importante que um espaço de formação tão tradicional como a SP Escola de Teatro tenha tão rapidamente abraçado essa cena digital. Temos mesmo que abrir espaços de experimentação e debate, porque é uma linguagem que veio para ficar. Em vez de ficarmos perguntando se é ou não teatro, importa mais pensar que outros descolamentos e experiências essa cena pode operar”, pontua o ator Ricardo Cabral.
Veja, abaixo, a programação completa de outubro do espaço SP Escola de Teatro Digital na Sympla. Para comprar os ingressos já disponíveis, basta acessar o link.
Fonte: Blog do Arcanjo