Entre os dias 22 de junho e 2 de julho, o Cine Satyros Bijou – sala Patricia Pillar recebe a programação de cinema do 3º Festival SatyriCine Bijou, com ingressos gratuitos para todos os eventos.
A grade de programação é constituída pela Mostra Competitiva, com 15 curtas-metragens e 10 longas-metragens selecionados em curadoria; pela Mostra Homenagem, trazendo 7 filmes clássicos da carreira dos homenageados da edição; além de palestras, debates e cerimônias especiais. Participam do Festival filmes de onze estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Ceará.
A edição de 2023 homenageia a atriz e cantora Zezé Motta e o cineasta e historiador Silvio Tendler, que serão consagrados com o prêmio especial do Festival, o Prêmio Helena Ignez, entregue em cerimônia pelas mãos da própria Ignez.
O festival começa hoje (22), às 19h30, com a abertura oficial, onde serão apresentados o clipe com os filmes das mostras, a programação completa e a composição do júri, além de dois filmes sobre os homenageados da edição. Primeiro, “Zezé Motta, la femme enchantée” (1987), de Ariel de Bigault; depois, “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” (2003), de Silvio Tendler.
Júri e premiação
A fim de reconhecer obras e profissionais do setor artístico, o evento premia 18 categorias da Mostra Competitiva com o Troféu SatyriCine Bijou, criado pela renomada artista Maria Bonomi. Pelas mãos de Bonomi, já surgiram os troféus da Apetesp de Teatro, Associação Brasileira de Críticos da Arte, o Eldorado de Música, Vilanova Artigas e entre outros.
O júri da Mostra Competitiva desta edição do Festival é formado pela atriz e cineasta Helena Ignez; pela diretora, roteirista e produtora Laís Bodanzky; pelo produtor e cineasta Joel Pizzini; pelo cineasta e roteirista Jorge Bodanzky; e pela atriz e cineasta Mariana França. O anúncio dos vencedores das categorias de premiação será realizado em cerimônia de encerramento no dia 1º de julho, sábado, a partir das 21h, no Cine Satyros Bijou – sala Patricia Pillar.
O cerimônia de encerramento contará com show e coquetel. Já no dia 2, último dia do festival, às 16h ocorrerá a exibição dos seis curtas premiados. Depois, os longas premiados serão exibidos em sessões às 18h, 20h e 22h.
Homenagem
A cada edição, a curadoria do Festival homenageia artistas de relevância no mundo do audiovisual. Desta vez, o Festival traz luz às carreiras inesquecíveis da atriz e cantora Zezé Motta e do cineasta e historiador Silvio Tendler. Seguem, na Mostra Zezé Motta, os filmes “Xica da Silva”, de Cacá Diegues; “Carolina”, de Jeferson De; e “Bom Dia, Eternidade”, de Rogério de Moura. Estes dois últimos filmes serão exibidos seguidos de debate, no dia 30 de junho, com a presença da atriz. Já na Mostra Silvio Tendler, há a exibição do longa-metragem “Jango” e da estreia nacional em salas de cinema do filme “Em Busca de Carlos Zéfiro”, documentários dirigidos por Tendler.
O Festival SatyriCine Bijou – edição 2023 busca, a partir de uma perspectiva de acesso democrático, evidenciar a importância do cinema na construção de uma cultura e celebrar o movimento artístico nacional.
Serviço
Quando: De 22 de junho a 02 de julho
Local: Cine Satyros Bijou – sala Patricia Pillar (Praça Roosevelt, 172, Consolação)
Ingressos: Gratuitos – distribuídos 1 hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema
Mais informações: www.satyros.com.br | Instagram: @satyrosbijou
Fonte: SP Escola de Teatro