Trabalho com educação e, nos últimos vinte anos, tenho estudado para compreender um pouco melhor o que acontece quando alguém se dispõe a aprender. Leio livros, procuro métodos, ouço pessoas, revejo convicções que, em determinada época, me pareceram definitivas. Algumas descobertas chegam pelo estudo. Outras, pelo constrangimento de perceber que estou errado. Hoje, desconfio que uma das coisas mais importantes que aprendo é dirigir o olhar para fora.
Parece simples, dito assim. Mas o lado de fora tem o inconveniente de não nos obedecer. Uma pessoa pensa de um jeito que nos desagrada, uma experiência desarruma nossas certezas, a vida brota onde não preparamos lugar para ela. A natureza faz isso o tempo todo. Basta observar uma planta crescendo na rachadura de uma calçada. Alguém cimenta aquele espaço, dá o trabalho por encerrado, e uma semente encontra o que fazer ali.
Nós, porém, gostamos de chegar com as coisas prontas. Temos nossa história, nossas feridas, os conhecimentos que conseguimos reunir. É com isso que tentamos compreender o mundo. Não poderia ser de outra maneira, mas existe um risco. Transformar a própria experiência na medida de todas as outras. Achar que o que não nos aconteceu não acontece. Ou que o sofrimento de alguém deveria encontrar solução naquilo que, um dia, nos serviu.
Talvez meu trabalho mais difícil comece quando consigo suspender essa pressa, quando escuto alguém sem procurar imediatamente, dentro de mim, uma resposta. Tento entender de onde aquela pessoa olha, o que ela teme, o que precisou atravessar para dizer o que está dizendo. Nem sempre consigo. Às vezes, só percebo depois que passei uma conversa inteira defendendo meu lugar, embora estivesse convencido de que escutava.
Quando falo em olhar para o outro, penso justamente naquele que não é igual a mim. Com quem se parece conosco, a compreensão costuma encontrar caminhos conhecidos. O desafio aparece diante de uma vida que não sabemos ler. É ali que a educação me exige mais: preciso permanecer, perguntar, suportar alguma desorientação. Também preciso reconhecer o momento em que uma divergência deixa de ser uma troca e passa a ameaçar o direito de alguém existir.
Tenho pensado muito nisso nestes últimos meses. As discussões sobre gênero e identidade, por exemplo, ganham uma dureza que alcança a intimidade de muita gente. Para quem acompanha de longe, talvez sejam apenas temas de campanha eleitoral. Para outros, está em questão a possibilidade de continuar vivendo sem esconder o próprio amor, o próprio corpo, o nome pelo qual finalmente conseguem ser chamados.
Certas conquistas entram no cotidiano de maneira tão profunda que quase esquecemos o esforço necessário para alcançá-las. Até que uma ameaça nos faz lembrar. E então voltam também as humilhações antigas, as portas fechadas, o cálculo antes de um gesto de carinho na rua. O medo conhece bem o caminho de volta. Encontra depressa os lugares onde já morou.
Sinto esse medo. Depois de tantos anos, ainda me dói perceber quanto da nossa vida pode ficar à mercê de uma decisão tomada por quem pouco se interessa em nos conhecer. Existe um cansaço nisso. A gente gostaria de dedicar os dias a outras coisas, envelhecer com alguma tranquilidade, cuidar de quem ama, trabalhar, chegar em casa. Gostaria de não precisar explicar tantas vezes por que merece tudo isso.
Mas continuamos. Entre apreensões e conversas difíceis, vamos nos reconhecendo, procurando companhia, sustentando o que conseguimos construir. A esperança reaparece nesse movimento. Não chega inteira, tampouco faz o medo desaparecer. Vem na disposição de alguém para escutar, na coragem de se posicionar, na descoberta de que uma pessoa antes distante também se preocupa conosco.
Talvez eu siga na educação por causa desses encontros. Ainda me comove perceber que alguém muda de ideia, e que eu também posso mudar. Ver uma certeza perder a rigidez, uma pergunta ganhar espaço, alguém começar a reconhecer um preconceito que carrega. São acontecimentos discretos, às vezes demorados, e exigem um trabalho que raramente termina diante dos nossos olhos.
Temos muito a corrigir e medos que ainda nos acompanham. Mesmo assim, desejo chegar ao futuro com saúde e curiosidade, capaz de encontrar nele alguma coisa que eu ainda não saiba. Quero ter disposição para ouvir uma história desconhecida, rever uma palavra, aprender um nome. E quero que isso seja possível também para quem vem depois de nós, sem tantas dores pelo caminho.
Somos muitos. Penso nisso e respiro um pouco melhor.
