Cerca de 250 pessoas assistiram o espetáculo Cabaret Stravaganza no último sábado, dia 2 de junho, no Teatro Ralino Zambotto.
A partir da ideia de que a humanidade se encontra em um momento de profundas transformações tecnológicas e científicas, o espetáculo discutiu as implicações tanto na forma de viver e se relacionar quanto nas próprias consequências que este momento implica para compreensão da nova condição humana e, portanto, para o próprio teatro. O tema da peça colocou o público para pensar.
Aproximadamente 75% do público que participou de uma pesquisa de opinião realizada pelo Circuito Cultural Paulista classificou o espetáculo como bom ou ótimo. Cheio de cenas fortes e temas muitas vezes considerados tabus, Cabaret Stravaganza foi interessante na opinião do público itatibense por ser “um espetáculo absolutamente diferente de tudo o que já havia vindo prá cá”. Algumas pessoas se assustaram um pouco, mas o espetáculo serviu de ponto de partida para a discussão de importantes temas da atualidade.
A peça utilizou recursos multimídia, internet e telefonia recuperando características das stravaganzzas vitorianas, as performances dadaístas do Cabaret Voltaire e dos cabarés alemães dos anos 20 e 30, com liberdade de formas e estilo, estrutura fragmentadas de cenas e elementos do burlesco, da pantomima, da revista e do show de variedades. A apresentação fez parte do Circuito Cultural Paulista, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Itatiba e coprodução da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APPAA.
Fonte: http://www.itatiba.sp.gov.br/samba, 5 de junho de 2012