Sobre o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019

Foi uma noite bonita, especial mesmo, com o auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes lotado. Além do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes, foram entregues os prêmios São Paulo de Literatura e Capital Cultural; além das medalhas Ordem do Ipiranga, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Mérito Museológico, Waldisa Rússio e Camargo Guarnieri.
 
E havia tantas pessoas incríveis recebendo estas distinções! Aqui, da Adaap – a Associação dos Artistas Amigos da Praça, que gere o projeto da SP Escola de Teatro –, nossos conselheiros Maria Bonomi, Danilo Miranda e Eduardo Saron receberam a Medalha Tarsila do Amaral.
 
Ainda estavam lá, como homenageados, o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo; os maestros João Carlos Martins e Roberto Minczuk; os atores Monah Delacy e Juca de Oliveira; a chef Morena Leite; Paulo Borges, da SP Fashion Week; as cantoras Rita Lee e Fafá de Belém; o jornalista Zuza Homem de Mello; o muralista Eduardo Kobra; o escritor Ignácio de Loyola Brandão; José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares; o historiador Marco Antonio Villa; e os jornalistas Jorge Caldeira e Laurentino Gomes, dentre outros.
 
Pelo nosso trabalho aqui na SP Escola de Teatro, eu concorria na categoria Formação e Capacitação.
 
É importante destacar o trabalho dos nossos colegas que concorriam conosco na mesma categoria: Claudio dos Anjos (Arte na Escola), Fábio Zanon (Festival de Inverno de Campos do Jordão), Rafael Steinhauser (MITsp) e Stela Barbieri (Binah Espaço de Arte). Todos nós sabemos da dificuldade que é trabalhar entre a cultura e a educação. É sempre um local sem muita visibilidade, infelizmente.
 
Nem preciso dizer que sou apenas uma pequena semente desse projeto incrível idealizado lá atrás, nos primeiros anos dos anos 2000, por pessoas tão incríveis quanto:
 
— Rodolfo García Vázquez
— (o saudoso) Alberto Guzik
— Cléo De Páris
— Marici Salomão
— Hugo Possolo
— Raul Barretto
— JC Serroni
— Guilherme Bonfanti
— Raul Teixeira
 
e, ainda, uma porção de gente extraordinária que esteve conosco nos primeiros respiros e que depois acabariam deixando o projeto, como Vera de Sá, Claudia Vasconcelos, Beatriz Gonçalves e Sergio Roveri.
 
Se é meu, este prêmio é também dos funcionários e colaboradores da SP Escola de Teatro. Pessoas seríssimas que não medem esforços para fazer deste lugar o melhor e maior centro de pesquisa e ensino das artes do palco da América Latina. Impossível enumerá-los aqui. Somos centenas e centenas de profissionais.
 
Mas o prêmio é, também e antes de tudo, dos conselheiros de Administração e Fiscal da Adaap. Pessoas seríssimas que, além de trabalharem de maneira absolutamente voluntária e dedicada, avalizam nosso projeto com seus CPFs. Isso é coisa séria demais. Agradeço a confiança de:
 
— Maria Bonomi
— Angela Coelho da Fonseca
— Danilo Santos de Miranda
— Eduardo Saron
— Hubert Alqueres
— Joaquim Gama
— Lauro Cesar Muniz
— Leandro Knopfholz
— Maria Adelaide Amaral
— Maurício Antonio Ribeiro Lopes
— Rachel Rocha
— Vicente Freitas
— Wagner Brunini
 
Porém preciso saudar aqui uma pessoa muito especial, que tem acompanhado o nosso projeto desde o início, dez anos atrás: o gestor Dennis Alexandre, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Grande companheiro, não tem medido esforços para dar as condições necessárias para que trabalhemos com alguma tranquilidade.
 
Por fim, queria saudar, e agradecer também, os nossos secretários de cultura, Sérgio Sá Leitão e Claudia Pedrozo, que têm feito um trabalho incrível à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Mostraram-se parceiros e se colocaram sempre à nossa disposição, desde seus primeiros respiros aqui em São Paulo. E tenho ficado feliz demais em ouvir as declarações de Sérgio, que tem defendido em suas falas a liberdade de imprensa e da criação artística, e, sobretudo, defendido a democracia. Parece pouco, mas neste momento é tudo.
 
Muito obrigado.
Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 811

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo