NA MÍDIA: Satyrianas 2011

Em sua 12° edição, o projeto reúne teatro, música, literatura, dança e cinema na região central entre os dias 11 e 14 de novembro. Os ingressos seguem a proposta: pague quanto puder.
Homenageando os desbravadores da Praça Roosevelt, os artistas Lavínia Pannunzio, Bosco Brasil, Jairo Mattos, Ariela Goldmann e Luis Frugoli – criadores do Teatro de Câmara de São Paulo em 1995 -, que ali chegaram quando os teatros locais eram ainda cinema, a Satyrianas 2011 prepara programação especial durante 78 horas ininterruptas.

A abertura acontece às 18h do dia 11, com apresentação de metais e percussão desmembrada da Banda Frei Monte Alverne, e na sequência com grupo de taiko (tambores japoneses), em frente ao Espaço Satyros Um. Além dos teatros da praça, o evento percorrerá outros 20 espaços na cidade de São Paulo.

Estreando este ano, o projeto “AutoPeças” propõe uma encenação inusitada: dentro de cerca de 10 carros em movimento serão interpretadas pequenas cenas de autores convidados, como Ivam Cabral, Germano Pereira e o baiano Hayaldo Copque, incluindo ainda trechos da peça “Autobahn”, escrita por Neil Labute, com direção de Soledad Yunge e interpretação de Eduardo Guimarães, Fábio Rodhen, Fernanda D’Umbra, entre outros.

Outras novidades são a “Satyrianinhas”, uma programação especial para as crianças, como a peça “Pequena Sereia”, de Vladimir Capella; as sessões de stand up, com Marcio Ribeiro, Caíque Torresmo e Zé Neves; e o Passeio de Bicicletas, que percorrerá os teatros da região, saindo da Praça Roosevelt, em horários pré-definidos.

Das edições passadas, o “Dramamix” e o “Ouvi Contar”, ganham continuidade com textos especiais, como os espetáculos: “Providência Privada”, de Flávio Goldman, dirigido por Mika Lins; “O que seria se fosse”, de Célia Regina Forte, com direção de Clarisse Abujamra; e “Filinho de Papai”, de Marici Salomão, dirigido por Fábio Penna. No encerramento, o ator Gustavo Machado encena o texto de Hugo Possolo, com direção de Rodolfo García Vázquez, na peça “Eu cão eu”.

Em intercâmbio pelo Brasil, os portugueses Pedro Barreiro e Silvana Ivaldi participam da programação como convidados no espetáculo “I Love SP”. Já no terceiro ano na Satyrianas, o grupo Sensus, coordenado por Thereza Piffer, apresenta monólogos performáticos no “Ritual dos Sete” e Ruy Filho comanda o projeto “Diálogos”.

Vencedora de diversos prêmios durante a temporada, a peça “Luis Antonio Gabriela” será encenada também durante o evento. Participam ainda os grupos Redimunho, Os Fofos Encenam, Club Noir e a Cia. do Feijão, entre outros.

Nas áreas de literatura, shows, cinema e dança, Marcelino Freire, Jô Bilac e João Silvério Trevisan participam do “Chá Cultural”, a atriz Patricia Aguille comanda a série de contos eróticos “Satyriase”, os cantores Guilhermoso Wild Chicken, Celso Sim , Pepê Mata Machado, Kleber Albuquerque são os convidados do “Sarau da Rosevelt”, no Restaurante Rose Velt, Sandro Borelli assina a curadoria do “Satyras da Dança”, e Daniel Gaggini reúne uma mostra especial de curtas no Cinemix.

Teatro Expandido

Dando continuidade ao trabalho de teatro expandido, desenvolvido pela Cia. Os Satyros, durante toda a programação do Satyrianas, estará aberta uma Mostra Virtual de Instagram – aplicativo de fotografia utilizado nas redes sociais. Para participar, o espectador e artistas que registrarem o evento e utilizarem a hashtag #satyrianas no twitter terão suas fotos publicadas no site www.satyros.com.br/satyrianas Além disso, o bate-papo do “Chá Cultural” será transmitido em tempo real pelo twitter.

Serviço:

 Das 18h do dia 11/11 às 23h59h do dia 14/11. Praça Roosevelt e mais 20 teatros na cidade de São Paulo. Ingresso: pague quanto puder (Não há reserva. É recomendado chegar com uma hora de antecedência de cada espetáculo). Programação completa no site: www.satyros.com.br/satyrianas

Durante a Satyrianas, as peças já em cartaz na Praça Roosevelt continuam com sua programação normal

Fonte: Sintonia SP, 10 de novembro de 2011

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 740

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo