PROVOCAÇÕES | Já fui pra Cuba, meus amores

Por conta de meu posicionamento contra o governo federal nas minhas redes sociais, inclusive aqui, comecei a receber mensagens cheias de ódio, com muitos adjetivos pesados, no intuito de me desqualificarem.
 
Mas alguns desses xingamentos, recebo até com misto de orgulho. Por exemplo, quando me mandam pra Cuba. Nossa, seria um sonho viver em Cuba, país que conheço, aliás, muito bem. Já estive lá inúmeras vezes e, até, por períodos longos. Tenho muitos (grandes e melhores) amigos cubanos e sou louco pela cultura do país.
 
Não tem violência em Cuba. Ninguém passa fome em Cuba. Todos têm acesso à saúde e à educação.
 
Os cubanos, há muito tempo, podem sair do país quando quiserem. E é mentira que não existem pessoas ricas por lá. Quer ganhar dinheiro? Tem como, também. Há muitos anos o governo se abriu para o empreendedorismo de seus cidadãos.
 
Mas eu sei que não adianta nada eu ficar falando que o cubano é um povo incrível e que o país é, sim, um lugar maravilhoso pra se viver. Porque essas pessoas que me mandam pra Cuba são ignorantes e não querem conhecer a realidade das coisas, além de seus narizes.
 
E quem atesta que viver em Cuba é bom, não sou eu, não. Amigos meus que vivem lá, não querem viver em outro lugar. Quando lutam, lutam simplesmente porque, como qualquer outro povo – o nosso, brasileiro, por exemplo –, querem melhorar suas vidas. Apenas por isso.
 
Por último, que povo tosco é esse que pensa que o comunismo, nestes tempos que se vão, pode ser uma ameaça pro Brasil? Meu Deus, quanta ignorância! Sinceramente? Se pudesse, jamais permitiria que qualquer um de vocês entrasse em Cuba. Vão pra Nova York ou para o salve-se quem puder e vocês verão o que é bom pra tosse, hahaha.
 
(ah, madei pra Nova York (detalhe, que eu conheço bem e adoro, também) porque, certeza absoluta, seriam expulsos no primeiro roncar de seus estômagos, hahaha porque lá ou se tem – muito – dinheiro ou se ferra total.)
Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1583

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo