OS SATYROS EM PROJETO QUE UNE O DIGITAL AO TEATRO

O espetáculo busca discutir as implicações disso na nossa forma de viver, envolvendo o uso de recursos multimídia, internet e telefonia (foto: Flavio Morbach)

Exatamente um ano após a uma estreia digital, realizada com transmissão ao vivo pela web, os Satyros voltam a ecenar – dessa vez nos palcos paulistanos – “Cabaret Stravaganza”, com direção de Rodolfo García Vázquez.

Experiência radical do teatro expandido, a estreia digital mostrou Leo Moreira Sá, transexual masculino e artista do grupo, acompanhado de uma série de médicos e especialistas, num processo cirúrgico – mastectomia – de adequação física de seu corpo a sua identidade de gênero. As transformações para a reconstrução física do corpo de Leo serão acompanhadas de perto pelos financiadores do projeto, que foi feito de forma colaborativa, chamada de crowdfunding.

Com a estreia física, os espectadores perceberam como o projeto evoluiu. Baseado no fato que a humanidade se encontra em um momento de profundas transformações tecnológicas e científicas, o espetáculo busca discutir as implicações disso na nossa forma de viver, envolvendo o uso de recursos multimídia, internet e telefonia e recuperando características das extravaganzas vitorianas e dos cabarés alemães dos anos 20.

Dando continuidade à pesquisa de teatro expandido, o projeto promove a interação entre os corpos físicos e as diversas próteses cibernéticas, de celulares a operações cirúrgicas, de identidades físicas a digitais. “O ator do novo teatro se expandirá em apetrechos tecnológicos que completarão sua performance cênica. O conceito de atuação se ampliará. O corpo físico do ator será sua realidade carnal original e suas próteses incorporadas, tornando-se plataforma a partir da qual o ator expandido realizará suas investigações reais e virtuais”, finaliza o grupo.

Fonte: Globo Teatro, 29 de setembro de 2012

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 768

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo