Com Argentina, Cuba, Panamá e Venezuela, Ministério Sem Fronteiras faz Residência Internacional na SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado

A SP Escola de Teatro segue como ponto de encontro das artes cênicas no mundo. Depois de fazer Residência Internacional em parceria com a Alemanha, com o ator e dramaturgo de Berlim Christoph Fortmann, em janeiro, e com a Argentina, com Patricio Ruiz, ator, dramaturgo e perfromer de Buenos Aires, em abril, agora é a vez de a instituição dialogar cm quatro países da América Latina ao mesmo tempo: Argentina, Cuba, Panamá e Venezuela.

Começa nesta sexta-feira (13), a Residência Internacional com a equipe do coletivo Ministério Sem Fronteiras, que conta com os artistas Abel García, da Venezuela, Maria Brighenti, da Argentina, Alicia Artega, de Cuba, e Marian Del Castillo, do Panamá. A Residência durará uma semana e contará com três atividades: um workshop, uma mesa de discussão e um espetáculo.

A ação é mais uma produção da Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro, sob direção executiva de Ivam Cabral e Coordenação de Miguel Arcanjo Prado, com assistência de Rodrigo Barros e David Godoi. Veja a seguir as informações sobre os três momentos da Residência Internacional Ministério Sem Fronteiras.

Ministério Sem Fronteiras
Residência Internacional na SP Escola de Teatro
Workshop: A Plástica Cênica, presencial e gratuito

Com inscrições gratuitas e já encerradas, o workshop presencial A Plástica Cênica acontece nos dias 13 e 14 de maio, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, das 14h às 18h, sob orientação de Abel Garcia (Venezuela), Alicia Arteaga (Cuba), Maria Brighenti (Argentina) e Marian del Castillo (Panamá). Os artistas consideram a criação multidisciplinar e multicultural de enorme valor para a riqueza de uma obra e propõem a partir de suas experiências vivenciar uma criação onde todas as áreas tenham a força que a palavra tem no teatro. O objetivo do workshop será o cruzamento de disciplinas. Pensar uma obra como uma maquinaria de diferentes engrenagens que interagem entre si. A ideia é de realizar um trabalho de exploração para fundir todos os campos artísticos numa encenação que será costurada pelos participantes do curso, em uma proposta de instalação performática que será registrada e terá como fim um vídeo arte.

Mesa de Discussão: Como Criar Multidisciplinar e Multiculturalmente, presencial-híbrido e gratuito


O Ministério Sem Fronteiras apresenta a Mesa de Discussão : Como criar multidisciplinar e multiculturalmente, com entrada gratuita, aberta ao público e transmissão ao vivo no YouTube da escola, no dia 16 de maio, segunda-feira, às 19h30, na sala R1 da Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro. Participam Abel Garcia (Venezuela), Alicia Arteaga (Cuba), Maria Brighenti (Argentina) e Marian del Castillo (Panamá), com mediação do jornalista e coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais Miguel Arcanjo Prado. Os artistas consideram a criação multidisciplinar e multicultural de enorme valor para a riqueza de uma obra e propõem a partir de suas experiências gerar uma discussão sobre como sobrevivem as artes cênicas em seus diferentes países e no Brasil, como artistas imigrantes. E qual é a riqueza que potencializam nessa sinergia.

Espetáculo: Depois que Chegou, com Ministério Sem Fronteiras

O Ministério Sem Fronteiras apresenta o espetáculo-instalação-performativa Depois que Chegou.

Sinopse: Uma pessoa depois de partir da sua terra natal vivência, em uma instalação performática, situações que os imigrantes passam quando se instalam em um novo lugar. Com recursos sonoros, plásticos e a interação com o público, se conta a história que retrata as dificuldades e os momentos de refúgio em seu processo migratório. A ressignificação da identidade, a solidão, a burocracia, a xenofobia e a impossibilidade de voltar para o próprio país.

Ficha Técnica
Ideia e Criaçao: Minstério Sem Fronteiras: Abel Garcia, Alicia Arteaga, Marian del Castillo e Maria Brighenti
Direção: Maria Brighenti
Performer: Abel Garcia
Direção de Arte: Alicia Arteaga e Marian del Castillo
Cenografia: Paulo Cavera
Sonoplastia: Natasha Hammel e Thiago Schin
Iluminação: Leticia Trovijo
Coreografia: Raissa Matos
Vídeo: Chico Toledo

Serviço
Depois que Chegou
Cia Teatral Ministério Sem Fronteiras
19/05 – 20h30 – Sala R1
Indicação: Livre
Duração: 60 minutos
Local: SP Escola Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo)
Ingressos via sympla – www.sympla.com.br/spescoladeteatrodigital (Vendas somente online)
Valores: R$25 inteira e R$ 12 a meia

 

Fonte: SP Escola de Teatro

Post criado 78

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo