Estefani Medeiros
do UOL, em São Paulo
O espetáculo “O Jardim” foi o grande vencedor do Prêmio Shell de Teatro, realizado nesta terça-feira (20) no Espaço Araguari, em São Paulo. A peça levou os prêmio de autor para Leonardo Moreira e cenário para Marisa Bentivegna.
“Luís Antônio – Gabriela”, sobre um homossexual que assume uma identidade feminina na Espanha, levou o prêmio de melhor direção para Nelson Baskerville. “A peça não é só um desabafo, mas tira a lona pesada de cima das histórias dos transexuais”, disse o diretor, que baseou a peça na história real de seu irmão. Roberta Estrela D’Alva levou o prêmio de melhor atriz pela atuação em “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”, e Rodrigo Bolzan, de “Oxigênio”, foi consagrado o melhor ator.
Cláudia Raia e Mel Lisboa foram ao Prêmio Shell torcer para os espetáculos em que atuaram, “Cabaret” e “Cine Camaleão – A Boca do Lixo”, respectivamente. As peças não foram premiadas, mas mesmo assim as globais foram as que mais chamaram atenção no evento. Em especial Cláudia Raia, que atraiu os fotógrafos e saiu de fininho após o namorado Jarbas Homem de Mello, que atuou com ela em “Cabaret”, perder o prêmio de melhor ator.
Veja os ganhadores:
Autor
Leonardo Moreira por “O Jardim”
Atriz
Roberta Estrela D’Alva por “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”
Ator
Rodrigo Bolzan por “Oxigênio”
Direção
Nelson Baskerville por “Luís Antônio – Gabriela”
Música
Gregory Slivar por “Prometheus – A Tragédia do Fogo”
Iluminação
Rodolfo García Vázquez e Leonardo Moreira Sá por “Cabaret Stravaganza”
Figurino
Joana Porto por “O Idiota – Uma Novela Teatral”
Cenário
Marisa Bentivegna por “O Jardim”
Categoria Especial
Grupo Tapa pela defesa da política de repertório no projeto “O repertório de verão,
Grupo Tapa e Cia”
Fonte: UOL, 20/03/2012