MT Escola e Cia Cena Onze de Teatro levam estudantes para Festival Satyrianas

Cerca de 90 estudantes de Mato Grosso irão para o Festival Satyrianas, um dos maiores festivais artísticos do país, que acontece de 12 a 15 de novembro, em São Paulo, como parte das atividades extracurriculares da MT Escola de Teatro, sendo que 42 deles tiveram seus trabalhos aprovados em 8 performances e se apresentam na capital paulista. Pelo menos 500 atrações com profissionais de diferentes áreas e diversas partes do país participam da 23ª edição do evento, que terá apresentações de projetos nas áreas de teatro, danças, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins.

“A maioria dos alunos está viajando para participar do evento pela primeira vez, isso por se tratar de uma turma ingressante e também por conta da Covid-19, que interrompeu as apresentações presenciais por dois anos. Com isso, os veteranos ainda não tiveram oportunidade de ir”, explica o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

Entre os selecionados está o estudante de dramaturgia da MT Escola de Teatro, Antônio Carlos Mattoso, que já caminha pelas estradas do teatro, música e cinema há mais de 20 anos e está indo para o festival pela primeira vez. “Estou muito contente pela oportunidade de participação, pois acrescenta experiência, poder olhar o trabalho de outros artistas e de debater esteticamente. Acrescento que quem faz teatro, tem que assistir teatro. Então, por mais que não seja uma profissão nova pra mim, a novidade sempre existe e constantemente haverá algo diferente para que a gente aprenda”, explana.

Em sua segunda viagem, desta vez com a Cia Cena Onze, Ronaldo José, egresso em Ênfase de Produção, revela que a primeira participação foi a realização de um sonho, mas agora o sentimento é de resistência. “O festival ficou parado, foi para o online e está voltando, passando esse sentimento de que a arte resiste a tudo, de que é fundamental. É uma sensação de celebração mesmo, de um encontro presencial pelo qual a gente estava tão ansioso, porque a gente gosta desse calor humano com o público”, destaca.

Quem também está bastante empolgada com a viagem é a estudante de Teatro com Ênfase em Atuação, da MT Escola de Teatro, Helouise Fransolin. “É a minha primeira vez participando de um festival, estou bem empolgada, ainda mais por levar algo que construímos do zero, sabe? Com muito estudos, experiências e referências de todos participantes do nosso núcleo”, salienta.

Já com experiência no festival, a estudante de Ênfase de Atuação, Mariana Girardelo leva para os palcos a sua primeira peça autoral. “Então, agora o sentimento é bem diferente. Um misto de ansiedade, medo de dar errado e um pouco de desespero por não saber como se manter em São Paulo nesses dias, dando realidade à vida dos artistas independentes. Porém, ao mesmo tempo, levar arte mato-grossense para uma bolha artística também é muito satisfatório e muita responsabilidade”, acrescenta.

Satyrianas é um evento que integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde 2009. Teve início em 1989, quando uma jovem companhia teatral, Os Satyros, tomou a iniciativa de realizar uma saudação à primavera, recebendo em seu espaço artistas de diversos lugares do país. Desde a sua chegada à Praça Roosevelt (SP), em 2000, o grupo realiza, no início da primavera, a maratona cultural que, durante 78 horas ininterruptas, oferece inúmeras atividades artísticas de acesso livre, com entrada gratuita ou ao valor de ingresso consciente (“pague o quanto puder”), aos moradores da cidade.

Sobre a MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá firmada entre Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Fonte: Jornal Centro Oeste Popular

Post criado 396

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo