FESTEJO | Grupo Caixa Preta: Três décadas de resistência e inovação no teatro em Registro

Além de suas produções, o Grupo Caixa Preta é reconhecido por seu trabalho contínuo de formação artística, com a Oficina de Criação Teatral

O Grupo Caixa Preta, uma das companhias teatrais mais influentes do Brasil, celebra 30 anos de atividade ininterrupta com sede em Registro, interior de São Paulo. Fundado em 1994 pelos irmãos Fabiano Muniz e Fernando Barbosa, o grupo nasceu dentro da Escola Estadual Ruy Prado de Mendonça Filho, no bairro da Pedreira. Ao longo dessas três décadas, o Caixa Preta se tornou referência no teatro paulista, não apenas pela qualidade de suas produções, mas também por seu papel na formação de novos artistas.

Com mais de 100 prêmios e mil apresentações no Brasil e no exterior, o grupo ganhou destaque em países da África, como em Cabo Verde e Angola, onde produziu espetáculos como *Romeu e Julieta – Uma Tragédia Criola* e *A Órfã do Rei*, ambos dirigidos por Fabiano Muniz. O reconhecimento de sua importância também se reflete nos diversos prêmios recebidos, como o Prêmio Governador do Estado em 2018 e o Prêmio Arcanjo da Cultura Brasileira em 2022.

Em 2023, o Grupo Caixa Preta foi selecionado pelo Ministério da Cultura, através da Funarte, para integrar o Programa Território das Artes, fortalecendo ainda mais suas ações culturais. Hoje, o grupo conta com uma equipe de 15 artistas e é responsável pela gestão do Teatro Caixa Preta, o primeiro e único espaço teatral independente do Vale do Ribeira.

Inaugurado em 2018, o Teatro Caixa Preta foi inspirado pelo Teatro Poeira e incentivado pelas atrizes Andréa Beltrão e Marieta Severo. Em homenagem ao ator e dramaturgo Ivam Cabral, do Grupo Os Satyros, a sala de espetáculos leva seu nome, marcando um importante capítulo na produção cultural da região.

Além de suas produções, o Grupo Caixa Preta é reconhecido por seu trabalho contínuo de formação artística, com a Oficina de Criação Teatral, que há 25 anos prepara jovens e adultos para o teatro. Considerado patrimônio cultural de Registro, o grupo é um símbolo de resistência e valorização da cultura no Vale do Ribeira.

Fonte: Portal da Cidade

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1781

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo