NA MÍDIA: Documentários Enfocam Universo Teatral no Cinema

Dois documentários inspirados no universo teatral estreiam na 35ª Mostra de Cinema: “Mentiras Sinceras”, de Pedro Asbeg, e “Cuba Libre”, de Evaldo Mocarzel.

O primeiro foi inspirado na peça “Mente Mentira”, do dramaturgo norte-americano Sam Shepard, encenada por Paulo de Moraes em 2010.

O segundo foi feito em viagem da companhia Os Satyros a Havana para apresentar “Liz”, do autor teatral cubano Reinaldo Monteiro.

Mocarzel enfoca o retorno da transexual cubana Phedra de Córdoba a seu país de origem após 53 anos. “O filme tem ainda as transformações contemporâneas ocorridas na ilha”, diz o diretor.

“Mentiras Sinceras” aprofunda uma discussão presente na obra de Shepard, na qual a realidade surge como invenção da mente. “Achei que deveria me aproveitar disso e fazer um filme em que nem tudo é real”, diz Asbeg.

“Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho, foi precursor em discutir a linha tênue entre realidade e ficção. Segundo Asbeg, o filme pode tê-lo inspirado inconscientemente.

Como Coutinho, ele joga com o público ao sobrepor depoimentos reais e ficcionais, nos quais os atores rememoram seu passado e o de seus personagens.
“Quero deixar o espectador em dúvida sobre se vê algo verdadeiro ou não”, diz.

MENTIRAS SINCERAS

DIREÇÃO Pedro Asbeg

PRODUÇÃO Brasil, 2011

QUANDO amanhã, às 17h50, no Espaço Unibanco (r. Augusta, 1475); 1/11, às 17h40, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073)

CLASSIFICAÇÃO livre

CUBA LIBRE

DIREÇÃO Evaldo Mocarzel

PRODUÇÃO Brasil, 2010

QUANDO 31/10, às 21h20, na Cinemateca (lgo. Senador Raul Cardoso, 207); 3/11, às 23h10, no Cine Sabesp (r. Fradique Coutinho, 361)

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Fonte: Gabriela Mellão, Folha de S.Paulo, 27 de outubro de 2011

 

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 768

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo