De graça: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Os oito cursos têm dois anos de duração e são totalmente gratuitos; há vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e com deficiência

 

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, idealizada e gerida desde 2009 pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP) abriu em 3 de maio as inscrições para o seu Processo Seletivo 2024/2, referente às turmas que iniciam no segundo semestre de 2024.

São 66 novas vagas em oito cursos técnicos com dois anos de duração cada, nos períodos matutino e vespertino, sendo as linhas de estudo: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia, e Técnicas de Palco. Todos os cursos são gratuitos e os estudantes também podem aplicar para a bolsa mensal do Programa Oportunidades, pilar da escola focado em permanência estudantil e projetos sociais de contrapartida.

Os cursos técnicos da SP Escola de Teatro possuem reconhecimento do MEC e a certificação permitirá aos estudantes o encaminhamento direto ao Ministério do Trabalho para solicitação do DRT. Há vagas afirmativas para Pessoas Negras, Pessoas com Deficiência e Indígenas.

O prazo para se inscrever no Processo Seletivo 2024/2 vai até as 17h de 2 de junho, exclusivamente pela internet, pelo site da Fundatec: www.fundatec.org.br.

As aulas do curso técnico acontecem presencialmente nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo – 1920 horas no total após dois anos.

A taxa de inscrição no edital é de R$93,50 e há como solicitar isenção ou redução, com prazos e regras descritas no edital.

 

Cronograma de seleção

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos, ambos classificatórios e eliminatórios.

O primeiro momento consiste na participação de entrevistas por vídeo chamada e a realização da prova de redação online. As pessoas aprovadas nessa etapa seguem para um segundo momento, com as avaliações específicas da área escolhida na inscrição, podendo ser individuais ou em grupo – de acordo com as linhas.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 22 de julho, com matrículas nos dias 24 e 25 de julho. O início do semestre letivo está programado para 3 de agosto.

Os candidatos devem ficar atentos às datas e prazos especificados no edital inicial, além de checar periodicamente a área de editais do site da SP Escola de Teatro para resultados, avisos e novas instruções, de acordo com os prazos estipulados no edital inaugural.

Dúvidas ou questionamentos devem ser encaminhadas exclusivamente para a Fundatec.

 

Sobre a SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e é considerada a maior instituição educacional de teatro da América Latina.

Foi idealizada pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), também responsável pela sua gestão e organização, e tem como objetivo prioritário do projeto a formação de artistas nas diversas áreas das artes do palco: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco.

Desde a sua fundação, a entidade tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da SP é formado por pessoas que não se identificam com a cisgenaridade.

A programação da SP Escola de Teatro converge sempre para a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática: seja na vivência global das artes do palco, seja pelos intercâmbios culturais, ações pedagógicas ou mostras culturais. Promovemos uma nova experiência no mercado de trabalho, fortalecendo o trânsito entre áreas e comunidades tradicionalmente com pouco acesso ao teatro.

 

Fonte: Dicas de Teatro

Post criado 453

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo