Uma lista com as 7 melhores músicas brasileiras mais lindas só pode ser elaborada se for realizada de maneira leviana, inconsequente, sem pensar muito. Nosso cancioneiro é dos melhores do planeta e uma tarefa dessas seria árdua, quase impossível.
Mas pelo exercício – irresponsável, importante deixar registrado –, valerá a pena. Mesmo que seja apenas para exercitar agora o coração e esquecer definitivamente a razão.
Na minha lista não valerá apenas o compositor. Terá que vir acompanhada da gravação que, definitivamente, fez com que a música pudesse ocupar essa galeria.
Sim, porque várias dessas canções tiveram regravações tão catastróficas que poderiam fazer com que elas despencassem para uma lista das piores de sempre – sempre sem pensar muito, é óbvio.
Desse modo, se fosse pra elencar hoje essas 7 canções, ficaria assim:
1 — Vapor Barato/Flor da Pele, Gal Costa e Zeca Baleiro (1997)
Obra-prima que na verdade são duas canções em uma só – “Vapor Barato”, de Jards Macalé e Wally Salomão, e “Flor da Pele”, do Zeca –, mas que Baleiro arrasou e destruiu mundos com suas sobreposições. Tem sabor especial também ouvir o dueto Gal e Zeca, um dos mais lindos da MPB.
2 — Aquela Nuvem, Gilliard (1979)
Pra ser bem sincero, eu até acho exagerado colocar esta canção em uma lista que tem compositores como Tom Jobim e Chico Buarque e não traz nenhuma composição de Caetano, nem de Roberto e Erasmo. Mas essa canção, composta e imortalizada por Gilliard em 1978, é das coisas mais bonitas que a nossa música produziu.
3 — Por Causa de Você, Maysa (1958)
Tom Jobim e Dolores Duran juntos em uma das coisas mais doloridas da nossa música popular. Não tem como dissociar Maysa da história dessa canção, regravada por Deus e o mundo. Aliás, a primeira gravação é de Elizeth Cardoso, em 1957, mas foi com Maysa, em 1958, que a música se imortalizou.
4 — Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, Milton Nascimento (2002)
Outro ato leviano, mas é que ando ouvindo sem parar essa canção de 2002, que na interpretação de Milton Nascimento é quase uma oração. Foi composta pelos irmãos Lô e Márcio Borges.
5 — Não Creio em Mais Nada – Paulo Sérgio (1970)
Colocaria esta gravação de Paulo Sérgio em qualquer lista das melhores da nossa música. Pra mim, a mais triste de todas as canções brasileiras. Composta por Totó e gravada por Paulo Sérgio em 1970.
6 — As Vitrines, Chico Buarque (1981)
Queria trazer alguma composição do Chico para esta lista. Vieram várias e eu quase coloquei “Meu Guri”. Mas eu gosto mais das canções tristes e esta gravação de “As Vitrines”, de 1981, é das coisas mais sublimes do mundo.
7 — Bom Dia, Tristeza, Maysa (1964)
Maysa entra duas vezes nessa lista. Cantava a tristeza como poucos. E pensar que essa “Bom Dia, Tristeza”, gravada em 1964, surgiu num guardanapo que Adoniran Barbosa rabiscou em um bar qualquer para que Vinícius de Moraes musicasse.
Faça uma lista das 50 músicas.
Adorei suas escolhas. Fiquei com vontade de mais.
vamos fazer mais listas. te amo e tô com saudade.
meu amor, <3
Valtou a maís bela Tocando em frente de Almir Sater e Renato Teixeira.
Perdão faltou.
Tens razão!
Para a mim a canção brasileira mais Linda de Todos os Tempos, tanto em instrumental e letra mística é “Gita” de Raul Seixas,
Lista sem um samba, sem forró e sem sertanejo. Sua lista!
Tás brincando, né?……
Noites com sol do Flávio Venturini é uma das mais belas
Tens razão! Fantástica…
Minha opinião apenas… O mundo é um moinho- Cartola número 1°
Melodia, tom, letra… Até hj me arrepio com ela.
Me sinto até velho falando como amor ela sendo q tenho apenas 19 anos kkk