𝟓 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐎𝐒 𝐐𝐔𝐄 𝐎 𝐅𝐀𝐙𝐄𝐌 𝐃𝐎 𝐂𝐄𝐏𝐒𝐈 𝐔𝐌𝐀 𝐃𝐀𝐒 𝐌𝐄𝐋𝐇𝐎𝐑𝐄𝐒 𝐄𝐒𝐂𝐎𝐋𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐏𝐒𝐈𝐂𝐀𝐍Á𝐋𝐈𝐒𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐀Í𝐒

Muitas pessoas me perguntam sobre o processo de formação em psicanálise. A primeira dica: tenham cautela e sejam prudentes. Há inúmeras opções disponíveis, e eu gostaria de começar meu alerta com relação às formações à distância.
Não conheço nenhuma instituição respeitável que ofereça essa modalidade. Em segundo lugar, é importante destacar que o processo de formação em psicanálise é demorado. Não se torna um psicanalista em meses, e nem mesmo em “alguns” anos. Acredito que seja uma formação para toda a vida.
Há 13 anos, venho estudando psicanálise e já concluí diversas formações. No entanto, a escola que verdadeiramente me fez sentir capaz de exercer minha profissão, abrir meu próprio consultório e me encher de orgulho em relação à minha formação é o CEPSI.
O CEPSI – Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Prof. Ryad Simon, em formato especialização universitária, é oferecido pela Unip – Universidade Paulista.
O curso é destinado a psicólogos e médicos, além de profissionais da área de saúde com nível superior e experiência pessoal em psicoterapia psicanalítica.
O CEPSI tem como objetivo formar especialistas em Psicoterapia Psicanalítica com alto grau de competência.
Aqui, cinco motivos que fazem do curso uma das melhores escolas de formação em psicanálise do país:
𝟏 — O curso foi criado em 1995 no Instituto de Psicologia da USP. Com alto grau de qualificação e com foco na escola inglesa da psicanálise, tem duração de três anos e foi concebido para não ser tão breve que superficialize o aprendizado, nem tão longo que se torne oneroso e acessível a poucos.
𝟐 — A equipe, com larga experiência clínica e docente, é formada na grande maioria por professores que vêm do Instituto de Psicologia da USP – alguns livre docentes – e todos, sem exceção, com pesquisas a nível de mestrado e/ou doutorado.
𝟑 — Os professores, quase na totalidade, são membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Inclusive, Carmen Mion, presidente da SBP SP, é uma das professoras do curso.
𝟒 — O curso possui a APP, Associação de Psicoterapia Psicanalítica, que oferece diversos cursos breves, de duração semestral, que abordam os conceitos mais importantes em psicanálise, a partir das contribuições de Freud, Melanie Klein e Winnicott. APP foi criada em 1998 pelo professor Ryad Simon, quando da conclusão da primeira turma de alunos do CEPSI, no Instituto de Psicologia da USP.
𝟓 — Semestralmente a APP realiza reuniões científicas e seminários clínicos, também abertos a não associados.
O processo seletivo 2024 está aberto. Maiores informações aqui.
Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1725

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo