𝐎 𝐓𝐄𝐀𝐓𝐑𝐎 𝐃𝐄 𝐆𝐑𝐔𝐏𝐎 𝐃𝐎 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐄 𝐒Ã𝐎 𝐏𝐀𝐔𝐋𝐎 𝐌𝐀𝐏𝐄𝐀𝐃𝐎

Lançaremos nesta quarta-feira (4/10) o livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no Estado de São Paulo”, um projeto que estamos trabalhando desde fevereiro de 2021, quando formamos uma rede de 50 pesquisadores de todo o Estado de São Paulo.

O foco dessa publicação foi o sujeito histórico teatro de grupo no interior e litoral, ao retratar história e processos criativos de 335 coletivos em atuação. O volume abrange desde companhias criadas nos anos 1940/50/60 até jovens coletivos que tiveram sua gênese na SP Escola de Teatro, onde vários desses artistas estudaram.

Trata-se de um pedaço significativo da história de nosso Estado. Temos o Circo-Teatro Guaraciaba, lá de Votorantim, que desde 1946 vem mantendo uma tradição familiar em constante processo de ressignificação de seus dispositivos criativos; o Teatro Experimental do Negro, que dá sequência ao valoroso trabalho de Abdias do Nascimento na cidade de Campinas; o incrível projeto de João Butoh, que desde os anos 1980 deslumbra o mundo com sua pesquisa neste gênero tão rico, em duas vertentes, com o Ogawa Butoh Center e o Delirivm Teatro de Dança; a Cia. Mangará, criada no Acre, mas hoje sediada em Ubatuba, que se dedica ao estudo e adaptações da literatura infantojuvenil de autores indígenas contemporâneos; entre outros centenas de exemplos muito ricos que poderão ser descobertos neste livro de 876 páginas e ilustrado com fotos.

A obra dá sequência ao volume anterior, “Teatro de grupo na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo”, que mapeou a metrópole paulistana e foi contemplado com o Prêmio APCA em 2021.

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1725

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo