Exposição de pinturas no Jardim América, em SP, marca retorno de espaço após ‘anos escuros’ da pandemia
A Transarte, galeria voltada a produções artísticas com temática LGBTQIA+, reabrirá no próximo dia 29 após um período de suspensão de atividades que começou com a pandemia. Dirigido pela galerista Maria Helena Peres e pela artista plástica Maria Bonomi, o espaço no Jardim América, na capital paulista, fará seu retorno com uma exposição da fluminense Glória Nogueira.
A artista autodidata foi apresentada ao casal pelo professor e crítico Jorge Coli.
“Retomar a Transarte com as pinturas da Glória, depois dos anos escuros que sucederam a Covid, é uma inspiração”, escreve Lena, que também é fotógrafa, no catálogo da mostra. Segundo ela, a espontaneidade conecta a pintora à diversidade que guia o conceito da galeria.
Para Bonomi, “a pintura de Glória é jubilosa, pulsando pela abstração incendiária sem recuos”.
A Transarte, que também trabalha com residência de artistas, ganhou em 2019 o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria arte e reflexão, dentro da seção de artes visuais.
A empresária e pesquisadora Teresa Tavares Miranda recebeu convidados no lançamento do seu primeiro romance, “No Meio do Livro”, na noite de segunda-feira (11). O evento foi realizado no Bar Balcão, do comerciante Chico Millan, em São Paulo.
Fonte: Folha de São Paulo