NA MÍDIA: TERRENO DRAMATÚRGICO EM PAUTA

Participantes da Mesa de Discussão. Da esquerda para a direita: Aderbal Freire-Filho, Ivam Cabral, Lauro César Muniz, Ligia de Paula e Marici Salomão (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Depois de uma conversa sobre pesquisa histórica como fonte para o processo de criação teatral, com a participação do Prof. Dr. José Antonio Vasconcelos, a próxima Mesa de Discussão a ser realizada pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco ocorre neste sábado (14), das 10h às 13h, e tem como tema “Dramaturgia e Considerações Sobre o Reconhecimento (Legal) da Profissão”.

Para discutir o assunto, foram convidados Ivam Cabral, Aderbal Freire-Filho, Lauro César Muniz e Ligia de Paula. As Mesas de Discussão, promovidas pela Extensão Cultural da Escola, proporcionam um espaço para a reflexão e debate sobre os mais variados temas concernentes ao universo teatral. Esta edição conta com a mediação de Marici Salomão.

Os Participantes

Ivam Cabral, ator, dramaturgo e diretor executivo da Escola, é Mestre em Prática Teatral pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Fundou, em 1989, juntamente com Rodolfo García Vázquez, a Companhia de Teatro Os Satyros. Como ator, participou do elenco de vários espetáculos, tendo recebido inúmeros prêmios. Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, encenados no Brasil, em Portugal e na Espanha.

O diretor cearense Aderbal Freire-Filho é formado em Direito; porém, desde a adolescência, integra grupos amadores de teatro. Em 1973, funda o Grêmio Dramático Brasileiro, com o qual inova o formato tradicional de espetáculos, montando, simultaneamente, com o mesmo elenco e num único cenário, diversas peças nacionais. Ao longo de sua carreira, recebeu os principais prêmios do teatro brasileiro, como o Moliére, Mambembe, Shell, Golfinho de Ouro, APCA, entre outros.

Dramaturgo e autor, além de membro do Conselho de Administração da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Lauro César Muniz inicia a carreira escrevendo para teatro. Em seu currículo também constam diversas telenovelas, como “Ninguém Crê em Mim”, “Estrelas no Chão”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Escalada”, “O Casarão”, “Os Gigantes”, entre outras, e minisséries, tais como “Chiquinha Gonzaga” e “Aquarela do Brasil”. Assina, ainda, diversos roteiros de cinema. Atualmente, é autor de “Máscaras”, novela que estreou ontem (10), na mesma emissora.

Totalmente engajada em atividades sindicais, Ligia de Paula é, desde 1986, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de São Paulo (Sated SP). Em 2011, é eleita para assumir o Secretariado Nacional dos Trabalhadores da Cultura da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Neste ano, está preparando o projeto teatral “Sobre a Brevidade da Vida”, baseado no livro de Lúcio Anneo Sêneca.

Marici Salomão é jornalista, dramaturga e coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Entre 1998 e 2003, coordenou o Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Como jornalista, colaborou nas áreas de teatro e literatura do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e da revista Bravo!. Atualmente, é jurada do prêmio Shell de Teatro. Dentre suas peças encenadas, estão “Atos de Violência”, “Impostura”, “Bilhete”, “O Pelicano”, “Maria Quitéria” e “Retiro dos Sonhos”, premiada no Concurso Nacional de Textos Inéditos do Sesi (1995).

Serviço

Mesa de Discussão: “Dramaturgia e Considerações Sobre o Reconhecimento (Legal) da Profissão”
Convidados: Ivam Cabral, Aderbal Freire-Filho, Lauro César Muniz, Ligia de Paula e Marici Salomão
Quando: Sábado (14), das 10h às 13h
Onde: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás
Tel.: (11) 2292-7988
Entrada franca

Fonte: Portal da SP Escola de Teatro, 12 de abril de 2012

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1070

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo