Depois de abarcar, em duas edições, grupos de teatro da capital paulista e Grande São Paulo e do interior do estado, o selo Lucias lança um convite a coletivos sediados nas demais capitais, incluindo o Distrito Federal, a participarem do projeto que investiga suas referências estéticas, processos criativos e histórico.
Sob o ponto de vista de uma extensa catalogação documental, que busca ser afetiva, descritiva e analítica, o trabalho tem vistas à elaboração do terceiro livro da série iniciada em 2020. O primeiro volume, ‘Teatro de grupo na cidade de São Paulo e na grande São Paulo: criações coletivas, sentidos e manifestações em processo de lutas e de travessias’, compilou 194 coletivos. Já ‘Teatro de grupo em tempos de ressignificação: Criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no Estado de São Paulo’ (2023), 335 nomes.
Intitulada Mapeamento do teatro de grupo nas capitais brasileiras, a iniciativa é da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e SP Escola de Teatro, com curadoria do professor e pesquisador Alexandre Mate (Unesp), da atriz e gestora Elen Londero, do ator e diretor Ivam Cabral (Os Satyros), diretor-executivo da escola, e do escritor e crítico literário e teatral Marcio Aquiles.
O projeto conta com a colaboração de artistas e acadêmicos de todas as regiões e é executado desde janeiro por meio de ações pautadas na memória, diversidade e modos de produção, com a proposta de revelar a riqueza cultural cênica de seus respectivos territórios e evidenciar a força do capital simbólico gerado.
Coletivos interessados podem acessar informações no link do formulário a ser preenchido: https://forms.gle/nqU4T8tScVfZmhWs9.
Na foto de Giselle Moreira, Zê Charone em ‘Joana’ (2021), do Grupo Cuíra, fundado em 1981, em Belém (PA), direção de Olinda Charone.
#LegendaAcessível: Foto colorida de atriz em cena, sentada ao chão, com pernas juntas flexionadas para seu lado esquerdo, vestida de saia estampada e camisa marrom. Título: Projeto mapeia teatro de grupo nas capitais.
…
Acesse www.teatrojornal.com.br e nos siga também no IG @teatrojornal
#Teatrojornal #Teatro #ArtesCenicas
Fonte: Teatro Jornal