por Miguel Arcanjo Prado
A Cia. de Teatro Os Satyros acaba de ser premiada em Calcutá, na Índia. Em cerimônia digital realizada neste domingo, 29, o Red Curtain Festival Good Theater 2020 concedeu à companhia teatral brasileira os prêmios de Melhor Produção e de Melhor Elenco. Os dois troféus foram para a peça The Art of Facing Fear (A Arte de Encarar o Medo), escrita por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que fundaram o grupo em 1989. “E eles vão querer produzir uma versão mundial da peça no primeiro semestre”, adianta Rodolfo, com exclusividade, ao Blog do Arcanjo.
O júri foi formado por 11 críticos e curadores de oito países, representantes de alguns dos principais centros de referência do teatro mundial, entre eles, do célebre Festival de Edimburgo, na Escócia, onde o Satyros causou rebuliço na década de 1990.
Desde a estreia em junho, The Art of Facing Fear já foi apresentada em quatro continentes com diferentes elencos. A versão da peça que encantou o festival de Calcutá contou com artistas de 10 países: África do Sul, Senegal, Nigéria, Zimbabwe, Cabo Verde, Inglaterra, Alemanha, Suécia, EUA e Brasil. A obra foi interpretada em inglês.
Não bastasse os prêmios indianos, Os Satyros começam nesta quinta (3), a 21a edição do Festival Satyrianas, que vai até domingo (6), com 78 horas de arte digital e programação com mais de 400 atrações para celebrar os 20 anos do grupo na praça Roosevelt, centro paulistano.
Fonte: Blog do Arcanjo