Documentário “Satyrianas, 78 horas em 78 minutos” mostra São Paulo a partir do festival que tem a essência da cidade
O documentário “Satyrianas, 78 horas em 78 minutos” estreia durante as Satyrianas deste ano, de 1 a 4 de setembro. O longa fala sobre São Paulo, tomando como ponto de partida o festival que promove 78 horas de arte na praça Roosevelt, região central da cidade. Com a direção de Daniel Gaggini, Fausto Noro e Otávio Pacheco, a produção traz inovações e pitadas de ficção que mostram o estilo dos jovens cineastas, que fazem seu primeiro longa metragem juntos. Antes da estreia em São Paulo, o filme será exibido no Festival Rio de Cinema, dia 2 de setembro, no qual participa da Première Brasil, mostra competitiva do festival.
“Satyrianas, 78 horas em 78 minutos”, surgiu da intenção dos diretores de retratar a cidade de São Paulo. O documentário desenha a cena paulistana pela visão do ator de teatro. Ao misturar realidade e ficção, o longa presta uma homenagem aos artistas contemporâneos que se reúnem todos os anos para celebrar a chegada da primavera na praça Roosevelt.
Apesar de jovens, os três cineastas já têm carreiras sólidas no cinema. Otávio Pacheco participou de diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior, entre eles, “Múmia” (Belo Horizonte, MG) e Festival Câmera Mundo (Rotterdam, Holanda). Fausto Noro, publicitário que se especializou em direção de cinema e é sócio diretor da produtora Na Lage Filmes, já ganhou prêmios no Brasil, Alemanha, Suíça, Espanha, Estados Unidos e Austrália. No mesmo ritmo, Daniel Gaggini, produziu mais de 10 curtas-metragens. Dentre suas produções está “Manual para Matar Cachorro” que venceu mais de 40 prêmios nacionais e internais.
O trailer do filme está disponível online em alta definição: http://vimeo.com/48368626
Serviço:
Exibição no Festival Rio de Cinema Première Brasil – mostra competitiva Dia 2 de outubro de 2012 – Cine Odeon
Estreia Oficial Festival Satyrianas 2012 1 a 4 de novembro
Fonte: Gazeta da Semana, 27 de setembro de 2012