Mais uma edição da Satyrianas, a tradicional maratona multicultural da Cia. Os Satyros, vem chegando com 385 atrações de teatro, cinema, música, dança, fotografia, circo, show de variedades, performance, drag queens e muito mais! E o melhor: a programação é toda grátis!
O festival acontece em formato híbrido pela primeira vez, com atividades presenciais e online, que podem ser conferidas entre os dias 2 e 5 de dezembro em vários locais do Centro de SP (como a praça Roosevelt, o Espaço dos Satyros e o Espaço Parlapatões) e por meio de plataformas virtuais. A programação completa e os links para cada atração online podem ser conferidos aqui.
A maratona tem 78 horas de programação ininterrupta e outros números impressionantes: são 252 atrações presenciais e 133 digitais; 59 filmes; 173 espetáculos de teatro; e trabalhos de artistas de 15 estados brasileiros e 6 outros países (Alemanha, França, Índia, Itália, México e Suécia).
Fique ligado(a), pois, para garantir a segurança de todos(as), o festival adota algumas medidas de segurança. As bilheterias abrem apenas uma hora antes para a distribuição de ingressos; cada pessoa tem direito a apenas um ticket; todos devem usar máscara; e é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 e documento com foto.
Alguns destaques da Satyrianas 2021
Com o tema “Satyrianas – Onde o tempo não para”, em referência à canção eternizada por Cazuza, a 22ª edição do festival é pautada pela resistência do movimento cultural e pelo debate sobre a importância da arte como um espaço de discussão política.
Um dos destaques é o retorno às atividades presenciais no Espaço Parlapatões, com a estreia de “Yérus Halem”, o novo texto de Hugo Possolo. O espetáculo é encenado presencialmente no dia 4 de dezembro, às 16h10 e às 17h10; e no dia 5, às 15h e às 16h, e, depois disso, cumpre temporada online e gratuita de 7 a 14 de dezembro, às 21h.
Você pode assistir ao espetáculo a partir de dois pontos de vista diferentes: de Yérus ou Halem, jovens que vivem em uma cidade dividida em quatro territórios e cheia de conflitos. Yérus é judeu ortodoxo e acredita ter se apaixonado por uma moça mulçumana, Lativa. Ele se sente oprimido e desconfortável com suas tradições, mas enxerga no amor uma saída que pode mudar sua vida.
Halem é palestino e gosta do estilo de vida americano. Curte séries de tevê americanas, tomar coca-cola e só ouve rap. Porém, seus irmãos mais velhos têm a esperança de que ele seja um líder secreto do Hamas.
A peça é estrelada por Camila Turim, Michel Waisman e Tadeu Pinheiro e tem participação especial de mais de 50 artistas. A trilha sonora, por exemplo, tem composições de André Abujamra, Branco Mello, Bento Mello, Xis e Zeca Baleiro.
Como não poderia ser diferente, os anfitriões dessa festa linda encenam vários dos espetáculos do repertório dos Satyros. Entre eles, está o novíssimo“Aurora”, com texto e direção de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez.
A peça se passa em um pequeno prédio de quatro andares na Rua Aurora. Entre os oito apartamentos do edifício, há uma moradia que está fechada há muito tempo e é envolta por uma aura misteriosa. E, no térreo, há ainda um espaço onde já funcionou um famoso ateliê de roupas elegantes e hoje abriga um bar gay decadente. É nesse cenário que várias histórias dos moradores do prédio se cruzam.
Você também pode conferir a versão online de vários outros espetáculos do grupo, como “Mississipi”, “Cabaret Dada”, “Pessoas Brutas”, “Pink Star”, “Pessoas Perfeitas” e “Uma Peça para Salvar o Mundo”.
A Satyrianas 2021 tem muitos outros espetáculos de teatro incríveis. Para decidir ao que assistir, é só dar uma olhadinha aqui.
Cinema!
Os cinéfilos de plantão também têm seu lugar no festival. A mostra Satyricineexibe 59 fillmes, entre curtas e longas-metragens, divididos em sessões online ou presenciais no Cine Satyros Bijou, na própria Praça Roosevelt.
Você tem a chance de assistir aos dois filmes produzidos pela Cia. Os Satyros e dirigidos por Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral. “A Filosofia na Alcova”(2017) é inspirado na obra de Marquês de Sade e trata da educação sexual de uma jovem virgem, Eugénie, que aprende as artes da libertinagem através dos ensinamentos e experiências de Dolmancé e da senhora de Saint-Ange.
Já “Hipóteses para o Amor e a Verdade” (2014) é uma adaptação cinematográfica da peça homônima da companhia, feita a partir de entrevistas com mais de 200 personagens da região central de São Paulo, como moradores, prostitutas, traficantes, empresários, transexuais, michês, atores e músicos. Esses depoimentos foram o ponto de partida para construir a trajetória de 11 figuras que se cruzam durante uma noite na cidade.
Assista ainda ao drama histórico “Uma Mulher Chamada Esperança” (2021), de Flávio Guedes, livremente inspirado na carta escrita por Esperança Garcia, a primeira a advogada do Brasil. Ou à comédia dramática “Marsha: Em sua aventura fantabulosa”, uma odisseia futurista sobre os feitos conquistados na revolta de Stonewall em 1969.
Muitas outras atrações…
Outra atração do festival é a “SatyriBlack”, um programa incrível de espetáculos e debates para discutir a questão da representatividade preta nas artes e na cultura. Legal, né?
Já na mostra “SatyriSom” tem shows de Banda Bolero Freak, Vanessa Bumagny, Lu Vitti, Umas, Duo MÊtaBeat, Mini Orquestra de Macondo, Amanda Annunciato e muito mais.
Como não poderia faltar no festival, a Cia. Base desce o prédio da SP Escola de Teatro no espetáculo de dança “Évolon – Uma experiência vertical”. E o tradicional “Show de Boate” promove performances, números de drag queens e muita música nas madrugadas dos dias 3 e 4 de dezembro.
Curtiu? Então, clique aqui para conferir a programação completa da Satyrianas!
Tem muitos festivais e mostras para você curtir neste fim de semana!
Fonte: Catraca Livre