Revista A[L]BERTO pensa a decolonialidade

Acontece quarta (21), 19h, o lançamento da edição 9 da revista A[L]BERTO (Selo Lucias), projeto que a SP Escola de Teatro retoma após oito números e um especial de dramaturgia publicados entre 2011 e 2015.

Com coordenação e projeto editorial de Silvana Garcia, a edição reflete a decolonialidade, nas seções ‘Ponto de convergência – Decolonialidade’, textos de José A. Sánchez, Kleber Lourenço, Rodolfo García Vázquez e Terezinha Azeredo Rios; ‘Ensaio geral – Resistências poéticas’, por Ana Julia Marko, Luiz Marfuz, Ronaldo Serruya e Verônica Fabrini; e ‘Primeira fila – O olhar da crítica’, por Valmir Santos, a partir de ‘Reset Brasil’ (2023), do Coletivo Estopô Balaio.

Entre os artigos, ‘Uma breve introdução à teoria decolonial e aos desafios para um teatro decolonial brasileiro’ (Vázquez) e ‘Encenar ‘A tragédia do rei Christophe’, de Aimé Césaire, com estudantes. Ideias para descolonizar a universidade’ (Fabrini). No editorial, Garcia observa “a grande diversidade de experiências e novos conceitos que estão sendo engendrados, fora da norma que nos impuseram, e ao arrepio dela, desde o início de nossa existência como colônia”.

A revista é batizada em homenagem a Alberto Guzik (1944-2010), crítico teatral, ator, professor e um dos fundadores da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da escola.

Gratuita. Após o evento, disponível no www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/revista-alberto. Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, tel. 11 3121-3200.

Na foto de divulgação, experimento cênico na SP Escola de Teatro a partir de ‘A tragédia do rei Christophe’, de Aimé Césaire (1913-2008), abordado na edição. Assessoria: Guilherme Dearo – Comunicação SP Escola de Teatro; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; e ARTEPLURAL Comunicação.

#PraTodoMundoVer: Foto em preto e branco de alunos/as em experimento cênico. Quatro pessoas (uma ao microfone) numa sacada se comunicam com outras no piso inferior. Título diz: ‘Revista A[L]BERTO pensa a decolonialidade’.

Acesse www.teatrojornal.com.br (link na bio).

#Teatrojornal #Teatro #ArtesCenicas

 

Fonte: @Teatrojornal

Post criado 415

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo