É a segunda vez que venho à Quadrienal de Praga. Estive aqui em 2011. Neste ano, cerca de 100 pessoas, entre artistas, curadores e estudantes compõem a equipe brasileira que atua, além da mostra regiões e dos estudantes, em performances que acontecem até o dia 17.
O evento é dos mais importantes do mundo e traz grandes reflexões. A ver pela participação dos estudantes nesta edição. Um panorama bastante interessante da cenografia brasileira está estampado em trabalhos de escolas de várias partes do Brasil, em maquetes e desenhos de jovens cenógrafos e cenógrafas. Um orgulho danado ver a nossa arte representada nestes trabalhos.
O stand dos estudantes brasileiros é m, certamente, um dos grandes destaques da Quadrienal, com muita inventividade, onde artesania e processos criativos estão explícitos. Há trabalhos de outros países interessantes, sem dúvida, mas a seção Brasil se sobressai porque, além do aspecto conceitual, fica evidente toda a construção cenográfica feita pelos próprios alunos. Cada maquete traz um pouco das nossas linguagens e investigações de cada região do país, estamos muito bem representados.
📷 Equipe da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga 2023