A quarta edição do festival RESIDE, no Recife, chega ao final quarta (28), e apresenta a leitura dramatizada do texto ‘Planeta tudo’, da holandesa Esther Gerritsen, sob direção de Rodolfo García Vázquez, também tradutor ao lado de Ivam Cabral, ambos dramaturgos e diretores, fundadores da Cia Os Satyros (SP). Será 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, com entrada gratuita.
Com interpretação de Edjalma Freitas, Iara Campos, Mozart Oliveira e Naruna Freitas, do Coletivo Caverna (PE), a iniciativa faz parte do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias, do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil. Nesta terceira edição, artistas brasileiros traduzem obras holandesas e, em formato de residência artística, autores/as, encenadores/as e grupos locais compartilham o processo criativo nos respectivos festivais. Completam a ficha técnica João Guilherme de Paula (iluminação), Gabriel de Godoy (vídeo), Romualdo Freitas (adereços) e Luiz Manuel (produção).
A Coleção Holandesa (Editora Cobogó), em cinco volumes, será lançada após a leitura. As demais traduções são de Cris Larin (‘Ressaca de palavras’, de Frank Siera); Giovana Soar (‘No canal à esquerda’, de Alex van Warmerdam); Jonathan Andrade (‘Eu não vou fazer Medeia’, de Magne van den Berg); e Newton Moreno e Almir Martines (‘Uma peça em seis episódios’, de Eric de Vroedt/Het Nationale Theater).
Gerritsen estudou na Universidade de Artes de Utrecht. Desde 2011, dedica-se à escrita de romances. Foi roteirista de ‘Instinct’ (2019), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Retirada de ingresso 1h antes. Endereço: Cais do Apolo, s/n, Recife Antigo, tel. 81 3355-3321.
Transmissão ao vivo pelo instagram.com/residefestivalbr e youtube.com/residefestival. A autora participa da Holanda e Cabral, da Suécia.
O RESIDE, por sua vez, integra a Cena Expandida, articulação dos festivais CenaCumplicidades, Festival de Teatro do Agreste, Festival Estudantil de Teatro e Dança e Transborda, em setembro.
Na foto de Andre Stefano, Ivam Cabral, cotradutor do texto. Assessoria: Manu Siqueira – RESIDE, Márcio Bastos – Cena Expandida e Clarissa Stycer – Editora Cobogó.
#Teatrojornal #Teatro #ArtesCenicas
Fonte: @teatrojornal