De 26 de julho a 18 de agosto, o Sesc 14 Bis será palco de mais um clássico do teatro, “A Casa de Bernarda Alba”, espetáculo escolhido pelo grupo “Os Satyros” para celebrar a sua (r)existência de 35 anos.
A peça escrita pelo renomado dramaturgo espanhol Federico García Lorca, concluída em 1936, poucos meses antes de sua morte, trata da obra e vida de Bernarda Alba, uma mulher autoritária e controladora, que vive com suas cinco filhas em uma casa na Espanha rural, após a morte de seu segundo marido, que desencadeia, um período de luto de oito anos.
Durante este tempo, as mulheres são proibidas de sair de casa ou se relacionar com homens, tornando o ambiente opressivo. Esta série de tensões é o pano de fundo para rivalidades e conflitos que surgem entre as irmãs que anseiam por liberdade e amor.
O espetáculo conta com três formações, com as personagens sendo interpretadas por elenco somente feminino, somente masculino e misto, que se revezam ao longo da temporada, cada um apresentando uma versão de elenco diferente e oferecendo uma perspectiva única sobre os temas abordados.
Este posicionamento sobre gêneros possibilita uma reinterpretação dos papéis das personagens, abrindo espaço para novas leituras sobre o enraizamento do patriarcado em nossa sociedade, proporcionando uma reflexão mais aprofundada sobre o conservadorismo, o machismo estrutural e o lugar imposto ao feminino.
A montagem, sob direção de Rodolfo García Vázquez, fundador da companhia, ao lado de Ivam Cabral, traz uma abordagem contemporânea à obra.
Sinopse
“A Casa de Bernarda Alba” mergulha nas complexidades das relações familiares e sociais, abordando assuntos como poder, repressão, desejo e liberdade. A peça tem direção de Rodolfo García Vázquez, co-fundador da companhia criada em 1989.
Os Satyros, 35 anos de história
Para marcar os 35 anos de história da companhia, no dia 7 de agosto, às 19h30, haverá o lançamento do livro Os Satyros – experimentalismo, arte e política, com bate-papo entre Ivam Cabral e o organizador Marcio Aquiles e mediação do jornalista Silas Martí.
Para o filósofo alemão Boris Groys, o trabalho atual do artista contemporâneo é o seu currículo. Parece-me uma analogia perfeita para a produção teórica e artística de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, que hoje colige teatro, cinema, ativismo urbano, pedagogia e psicanálise.
Quando fundaram Os Satyros, em 1989, por mais sonhadores e workaholics que fossem, dificilmente poderiam imaginar que o coletivo iria produzir 145 espetáculos, a serem encenados em 36 países, que receberiam todos os prêmios nacionais e inúmeros internacionais, capitaneariam a criação de duas escolas, revitalizariam o histórico Cine Bijou. Tampouco que seriam processados pela Associação da Moral e dos Costumes Escoceses, chocada com radicalidade da montagem A Filosofia na Alcova no Festival de Edimburgo de 1993; ameaçados de morte por “atrapalhar” o movimento de traficantes na Praça Roosevelt do início do século; sufocados pela gentrificação que quase os expulsou da região que eles mesmos ajudaram a revitalizar. Foram muitas aventuras, experiências, histórias boas e ruins que consolidaram uma mitologia em torno do grupo.
O repertório da companhia é vasto, transitando por diversos gêneros: commedia dell’arte (Aventuras de Arlequim, 1989); teatro libertino (Sades ou Noites com os Professores Imorais, 1990); farsa (A Proposta, 1991); decadentismo (Saló, Salomé, 1991); pós-dramático (Hamlet-Machine, 1996); tragédia (Electra, 1997); simbolismo (Cosmogonia – Experimento nº 1, 2005); drama histórico (Liz, 2009); docudrama (Roberto Zucco, 2010); performatividade (Cabaret Stravaganza, 2011); metateatralidade épica (Inferno na Paisagem Belga, 2012), crítica social alegórica (Trilogia das Pessoas); matrizes identitárias (Cabaret Transperipatético, 2018); teatro digital (A Arte de Encarar o Medo, 2020), apenas para citar alguns exemplos.
Esses modelos, evidentemente, não representam índices estanques, mas, sim, expedientes ressignificados à luz das pesquisas do grupo, com foco, nas últimas duas décadas, seja em cena ou na produção intelectual de Cabral e Vázquez (por meio de livros e artigos), nas tipologias da narratividade, no teatro ciborgue e nas questões de gênero e decolonialidade.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões da educação e da cultura, com ações nas áreas físico-esportivas, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania, são voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.
Ficha Técnica
Direção Artística: Rodolfo García Vázquez
Assistente de Direção: Renatto Moraes
Elenco:
Alessandra Rinaldo
Alex de Felix
André Lu
Anna Paula Kuller
Augusto Luiz
Diego Ribeiro
Eduardo Chagas
Elisa Barboza
Felipe Estevão
Gabriel Mello
Guilherme Andrade
Heyde Sayama
Isa Tucci
Isabela Cetraro
Julia Bobrow
Juliana Moraes
Karina Bastos
Luís Holiver
Mariana França
Neni Benavente
Raul Ribeiro
Tammy Aires
Vitor Camargo
Vitor Lins
Wil Campos
Pesquisa: Ivam Cabral
Tradução: Rodolfo García Vázquez
Adaptação: Ivam Cabral
Cenógrafo: Caio Rosa
Aderecista: Elisa Barboza
Iluminação: Flavio Duarte
Desenho de som: Thiago Capella e Felipe Zancanaro
Canções originais: André Lu
Trilha sonora original: Felipe Zancanaro
Voz off: Ivam Cabral
Berimbau gravado: Zé Vieira
Operação de luz: Flavio Duarte
Operação de som: Felipe Zancanaro
Técnicos de palco: Gabriel Cabeça e Jota Silva
Preparação vocal: André Lu
Direção de coreografia e flamenco: Neni Benavente
Figurino: Senac Lapa Faustolo
Curso livre de criação e desenvolvimento de figurino
Docentes: Maíra D. Pingo e Fábio Martinez
Alunos: Beatriz Angelica Jacob Ferrazzi, Bruna Afonso de Oliveira, Catherine da Silva Mello Alves Branco, Cris Cordeiro, Daniela Aguiar, Gabriel Angelo Morgante de Caires, Gabriela Reis dos Santos, Isabela Cristina Nunes Favaron, Isaque Oliveira Magalhaes, Julia Lie Imamura, Karina Giannecchini Gonçalves, Levy Alves de Souza, Luana Freitas Prates, Luciano Santana Oliveira, Marcos Vinicius Araujo dos Santos, Natalia Giovenale, Vanessa Cardozo Teixeira, Yasmin Gaspar Martins Silva Santos
Produtor: Fabio Martins
Produtora Assistente: Maiara Cicut
Fotógrafo de perfil: André Stefano
Fotógrafo de cena: Cristiano Pepi
Idealização: Os Satyros
Realização: Sesc São Paulo
A Casa de Bernarda Alba
De 26/7 a 18/8, quintas a sábados, às 20h e domingos, às 18h. Exceto dias 15/8 e 16/8. Dias 2 e 9/8, sextas, às 15h
Sessões com acessibilidade em Libras e audiodescrição:
Dia 01, quinta-feira – elenco misto
Dia 02, sexta-feira – elenco masculino
Dia 03, sábado – elenco feminino
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia) e R$ 18 (credencial plena)
Sesc 14 Bis – Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo – SP
Evento de lançamento do livro Os Satyros: teatricidades – experimentalismo, arte e política
Dia 07 de agosto, quarta-feira, a partir de 19h30
Bate-papo entre Marcio Aquiles e Ivam Cabral, com mediação de Silas Martí, seguido de sessão de autógrafos.
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Fonte: Dica de Teatro
obrigado… paulo dica de teatro