OPINIÃO | Dorberto Carvalho e o Sated SP

Existem muitas coisas que não devem passar pelo âmbito público. Ajudar pessoas que necessitam de auxílio é só uma delas. Quem ajuda não deve esperar nada em troca. É só mais um exercício de alteridade. Então eu não vou elencar aqui todo o trabalho que ajudei a construir junto ao Sated SP nestes últimos muitos anos.

Mas gostaria de lembrar de um desses trabalhos. Participei ativamente da construção do Palacete dos Artistas, desde seus primeiros desenhos, na gestão de José Serra, passando pela assinatura do decreto, em 2012 – estive na prefeitura, em uma cerimônia liderada pelo Gilberto Kassab, prefeito à época –, até a sua inauguração, em 2014. Não fossem as colaborações e cobranças de artistas como Beatriz Segall, Odilon Wagner, Nicette Bruno e Paulo Goulart, dentre tantos, o projeto jamais teria saído do papel. Mas, justiça seja feita, todo este processo foi conduzido pelo Sated SP, através de sua presidenta, Lígia de Paula.

Lembro dessa história porque a história, muitas vezes, é apagada. Como tento, agora, registrar aqui o que vi e, de maneira ativa vivi, no trabalho do Sated nestes últimos anos, com o Dorberto Carvalho à frente da instituição.

Nos meses e instantes mais cruéis desta pandemia, quando todos nós nos recolhemos, Dorberto se manteve na linha de frente ao combate da Covid19, buscando interlocução com empresas, associações e poder público, em um trabalho insano. Trocamos muitas histórias neste tempo todo. Fui testemunha viva de sua força e coragem. Mas a coragem do Dorberto foi maior, muito maior. Em muitos momentos eu pedia a ele que agisse com mais prudência. De verdade que eu temia pela sua saúde.

Nem vou elencar aqui o trabalho do Dorberto frente à luta sindical propriamente dita – negociações de cachês teste, diálogos com empresários e empresas que contratam artistas, etc. Só queria registrar a grandeza desse cara, força excepcional da nossa classe artística, que hoje concorre à reeleição da presidência do Sated SP, através da chapa 1, Avança Sated.

Porque o mundo precisa de líderes que possam fazer a diferença. E a Avança Sated é uma chapa que traz uma diversidade linda de pessoas que querem mudar o mundo. E o mundo precisa ser reinventado!

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1583

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo