[Teatrojornal anota]
Professor e pesquisador à frente de diversos estudos acerca do teatro de grupo, Alexandre Mate (Unesp) assina a organização do livro ‘Breves apontamentos sobre o teatro das_nas_pelas_periferias brasileiras’ (Selo Lucias), a ser lançado quarta (19), 19h, na SP Escola de Teatro, na capital.
Escrita entre 2020 e 2024, a obra se propõe a apresentar uma análise das artes cênicas no Brasil a partir de um olhar múltiplo para a produção que acontece além das capitais paulista e fluminense. São dezenas de artigos envolvendo aproximadamente 300 pessoas colaboradoras de 15 unidades federativas e 26 cidades, representando diferentes instituições e coletivos teatrais.
“Desde o início de meus estudos, ouvi a tese segundo a qual não havia uma história do teatro brasileiro, sim algumas panorâmicas cujos epicentros estavam fundamentalmente nas cidades de São Paulo e Rio. Isso sempre me provocou e esteve presente em minhas estruturas de pensamento e trabalho militante. Com este livro, cuja criação foi partilhada e coletiva, acredito ter ampliado uma possibilidade de compreensão, entendimento e conhecimento de um olhar descentralizado da historiografia das artes cênicas nacionais”, diz Mate, no material de divulgação.
778 páginas. Distribuição gratuita. Após lançamento, o PDF da edição será disponibilizado em www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/selo-lucias. Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, tel. 11 3121-3200.
Na foto de divulgação, Alexandre Mate. Assessoria: Guilherme Dearo – Comunicação SP Escola de Teatro; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; e Arteplural Comunicação.
#Pratodomundover: Retrato colorido de Alexandre Mate, homem branco mais velho com cabelos lisos e curtos, fala ao microfone. Título diz: Livro mapeia o teatro nas periferias.
…
Acesse www.teatrojornal.com.br e nos siga também no IG @teatrojornal
#Teatrojornal #Teatro #ArtesCenicas
Fonte: Teatrojornal