Lançamento do Livro “Entre o nada e o infinito”, de Ivam Cabral
Local: Alfaiataria Pátio
Data: 08 de abril
Horário: 11h
Mediação: Ruy Filho
“Entre o Nada e o Infinito” compila textos teóricos sobre a pedagogia teatral, psicanálise, bastidores do mundo das artes e histórias pessoais do premiado ator e dramaturgo.
A edição publicada pela editora Giostri, com prefácio de Lauro Cesar Muniz e capa do premiado gravurista e ilustrador Ciro Fernandes, é organizada na forma de um diário, contemplando centenas de textos que versam sobre os mais variados temas, do teatro à psicanálise, das histórias engendradas nas pequenas coxias do Espaço dos Satyros em São Paulo aos bastidores dos grandes palcos dos mais importantes festivais internacionais, das lendas de Ribeirão Claro/PR, sua terra natal, aos sucessos da SP Escola de Teatro, uma das instituições brasileiras de maior repercussão e influência no meio acadêmico fora do Brasil, da qual é diretor executivo.
Publicados originalmente em diversas plataformas, como seu blog Terras de Cabral, suas mídias sociais, jornais e revistas, os textos revelam tanto o lado sério e intelectual quanto amoroso e debochado de Ivam Cabral, um dos artistas mais premiados de sua geração, tendo sido contemplado em diversas edições do Prêmio APCA, Prêmio Shell, Aplauso Brasil, APETESP e Gralha Azul.
Pela editora Giostri, já publicou “Terras de Cabral – Crônicas de Lá e Cá”, “Pessoas Perfeitas”, “Pessoas Sublimes”, “Pessoas Brutas”, “Pink Star”, “O Incrível Mundo dos Baldios”, “Mississipi”, “Todos os Sonhos do Mundo”, “1991 ou a Imperfeição do Amor” e “Aurora”.
Ivam Cabral – autor
É ator, diretor teatral, dramaturgo e diretor executivo da SP Escola de Teatro. Doutor (2017) e mestre (2004) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral (1988), pela Pontifícia Universidade do Paraná (PUC/PR), e especialista em Psicoterapia Psicanalítica (Unip).
Ao lado de Rodolfo García Vázquez, fundou a Cia. de Teatro Os Satyros (1989), que tem em seu currículo 140 espetáculos teatrais e mais de cem prêmios no Brasil e no exterior. Criou também o departamento cinematográfico da companhia, escrevendo, dirigindo e atuando em filmes, entre eles os longas-metragens “Hipóteses para o Amor e a Verdade” (2015) e “A Filosofia na Alcova” (2017).
É um dos responsáveis pela organização e construção do sistema artístico-pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça, aplicado na gestão da SP Escola de Teatro (2009), instituição cujo modelo é referência nas Universidades das Artes de Estocolmo, Helsinque e Zurique.
Já atuou em 36 países e recebeu diversos prêmios internacionais, como Prêmio Circulo de Amigos del Gran Teatro de La Havana (Cuba, 2008); Prêmio Villanueva/UNEAC (Cuba, 2008); The International Award – Hollywood Fringe Festival (EUA, 2013); BrodwayWorld Los Angeles Awards (EUA, 2020); The Good The@ter Festival Awards (Índia, 2020); Young-Howze Theater Awards (EUA, 2021).
Também já foi editado em Angola, Cuba, Finlândia, Portugal e Reino Unido; e teve textos seus traduzido para o alemão, espanhol, inglês e sueco.
Marcio Aquiles – organizador
Escritor, crítico literário e teatral, autor dos livros “A Cadeia Quântica dos Nefelibatas em Contraponto ao Labirinto Semântico dos Lotófagos do Sul”, “O Eclipse da Melancolia” e “O Amor e outras Figuras de Linguagem”, entre outros. Em 2021 recebeu o Prêmio Biblioteca Digital por seu romance “Artefato Cognitivo nº 7√log5ie”.
Entre o Nada e o Infinito
Autor: Ivam Cabral
Organizador: Marcio Aquiles
Editora Giostri
Fonte: Festival de Curitiba