MARIA LUÍSA BARSANELLI
Um ato público realizado nesta quinta-feira (18), no Centro Cultural São Paulo, reconheceu 22 teatros independentes como patrimônio cultural e imaterial de São Paulo.
O evento contou com a presença de representantes dos teatros, além do secretário de Cultura do município, Juca Ferreira, do vereador Nabil Bonduki (PT), do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), da presidente do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), Nadia Somekh, e do presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, Rudifran Pompeu.
ato dá continuidade a um movimento que reúne espaços que, de algum modo, seriam ameaçados pela expansão imobiliária, a exemplo do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que sofreu despejo há menos de um mês, e do Instituto Brincante, que teve sua sede, alugada, vendida pelo proprietário do imóvel.
Em agosto, uma lista prévia, com 20 teatros, foi encaminhada ao Conpresp para avaliação e possível intervenção. A relação foi formulada pela Cooperativa Paulista de Teatro a pedido da Secretaria Municipal de Cultura.
Durante o ato de reconhecimento desta quinta, o governo se propôs a discutir, a partir da segunda semana de janeiro, a Zepec-APC (Zona Especial de Preservação Cultural e Áreas de Proteção Cultural), medida prevista no novo Plano Diretor Estratégico que poderia auxiliar esses pequenos grupos a manter suas sedes.
“A Zepec-APC permite que espaços possam ser protegidos por seu valor cultural e social”, disse Bonduki, lembrando o caso do Cine Belas Artes, reaberto em julho após três anos fechado.
O secretário Juca Ferreira, no entanto, afirmou que a medida não é garantia de manutenção desses espaços. “Mais do que [assegurar] o imóvel, é preciso o reconhecimento desses grupos como patrimônio [da cidade]”.
Confira a lista dos teatros que foram reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial:
- Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona
- Companhia de Teatro Os Satyros
- Teatro da Vertigem
- Instituto Brincante
- Companhia Teatro do Incêndio
- Cia. da Revista
- Núcleo do 184
- Grupo Folias d’Arte
- Companhia Pessoal do Faroeste
- Companhia do Feijão
- CIT-Ecum – Centro Internacional de Teatro Ecum (Encontro Mundial de Artes)
- Cia. Teatro Balagan
- Cia. Livre
- Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
- Teatro de Narradores
- Grupo do Teatro do Ator
- Companhia Os Fofos Encenam
- Grupo do Café Concerto Uranus
- Commune Coletivo Teatral
- Grupo Redimunho de Investigação Teatral
- Companhia Casa Laboratório, de Cacá Carvalho
- Companhia Club Noir
Fonte: Revista da Folha de S.Paulo