Festival Satyrianas anuncia 24ª edição em SP com mais de 400 atrações e tributo a Zé Celso

Com 86 horas ininterruptas de programação gratuita, a 24ª edição do Festival Satyrianas celebrará a diversidade artística brasileira fazendo um tributo ao Zé Celso e à estabilidade democrática do país Por Vinícius Yamada -26 de setembro de 2023

Com 86 horas ininterruptas de programação, a 24ª edição do Festival Satyrianas promete agitar a cidade de São Paulo com mais de 400 atrações espalhadas por 12 locais diferentes. O evento, que acontecerá das 10h da manhã do dia 12 de outubro até meia-noite do dia 15, celebrará a diversidade artística brasileira e será um tributo à estabilidade democrática do país após um ano de desafios políticos.

Entre os locais que receberão as performances estão o Espaço dos Satyros, Cine Satyros Bijou, SP Escola de Teatro, Parlapatões, Presidenta, Galeria Olido, Teatro de Garagem, Gambiarra, Parque Augusta, Cia Ator, Teatro Oficina e Tenda na Praça Roosevelt. Todas as atrações serão oferecidas de forma gratuita ou com o esquema “pague quanto puder”.

Zé Celso em frame do filme “Satyarianas, 78 horas em 78 minutos” – Reprodução/ Na Laje Filmes

Em um momento em que a polarização política abalou o país, o Festival Satyrianas busca celebrar a estabilidade democrática e promover a unidade através da arte. Segundo os organizadores, será “a maior celebração teatral da cidade de São Paulo”.

O festival recebeu este ano um recorde de 700 inscrições de artistas de todas as regiões do Brasil. A programação diversificada inclui apresentações de teatro, dança, cinema, performance, espetáculos infantis, contação de histórias, leituras dramáticas e espetáculos presenciais e online.

A edição de 2023 da Satyrianas terá como tema “Re_existir no Zé-Fênix” em homenagem ao renomado encenador brasileiro José Celso Martinez Corrêa. O evento presta uma merecida homenagem a este ícone das artes cênicas, que ao longo de sua carreira demonstrou um compromisso inabalável com a liberdade artística e desafiou as normas sociais, deixando um legado que continuará a inspirar futuras gerações de artistas.

A primeira edição da Satyrianas ocorreu em 1991, quando Os Satyros viviam no Brasil. Naquela ocasião, o festival foi concebido como uma grande festa teatral, em que o público poderia assistir a qualquer dos espetáculos participantes do festival no esquema do ingresso consciente (“pague quanto quiser”), tornando-se assim um evento democrático para todos os tipos de público. Depois de um período na Europa, Os Satyros retornam à Praça Roosevelt em 2000 e desde então o Festival se tornou um evento anual onde milhares de espectadores podem curtir quatro dias ininterruptos de teatro.

Zé Celso e Leandro Luna em “Satyarianas, 78 horas em 78 minutos” – Reprodução/Na Laje Filmes

 

ZÉ CELSO

José Celso Martinez Corrêa, nascido em 1937 em Araraquara, São Paulo, fundou o icônico Teatro Oficina em 1958, que se tornou um farol para a experimentação teatral e a vanguarda artística no Brasil. O Teatro Oficina se destacou como um símbolo da resistência cultural durante os anos de ditadura militar, promovendo peças provocadoras que desafiaram as convenções sociais e artísticas.

A Satyrianas, que faz parte do Calendário Cultural Oficial do Município e do Estado, é uma celebração democrática da arte e da diversidade, onde o público pode desfrutar de quatro dias ininterruptos de teatro. Com de artistas de todo o país, a expectativa é que cerca de 40 mil pessoas participem do evento.

O Festival Satyrianas já recebeu reconhecimento, incluindo o Prêmio Shell na categoria “Inovação” e o Prêmio Especial da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), por sua projeção, permanência e abrangência como um fenômeno histórico-artístico e social.

A programação do festival inclui uma ampla variedade de eventos, como cerimônias de abertura, mostras de filmes, apresentações teatrais, dança contemporânea, performances artísticas, exposições de fotografia e até mesmo uma mostra online com mais de 15 espetáculos transmitidos pela internet.

 

SERVIÇO

24ª Satyrianas – tributo a Zé Celso Martinez Corrêa

De 12 a 15 de outubro de 2023

São Paulo, SP

Veja a programação completa: satyrianas.com.br

 

EVENTOS

Entre os eventos previstos na programação:

– Cerimônia de abertura – realizada no Teatro Oficina, seguida pela apresentação especial de Bailado do Deus Morto;

– Dramamix – mostra com 40 textos teatrais inéditos, escritos por dramaturgos brasileiros contemporâneos;

– Mostra Filmes Pop 23 – mostra com filmes que fizeram sucesso no Cine Satyros Bijou;

– Mostra Teatral – com a apresentação de mais de 150 atrações;

– Mostra Cinemix – mostra de curtas do cinema brasileiro contemporâneo;

– Mostra de Zé Celso Fotografia – mostra de fotografias dedicadas à memória de José Celso Martinez Correa, pelo fotógrafo Daniel Marano;

– Mostra Satyriblack – mostra dedicada à arte negra, com mais de 30 atrações nas áreas de música, dança, teatro e audiovisual;

– Mostra Satyritrans – mostra dedicada à arte trans, nas áreas de música, dança, teatro e audiovisual;

– Dançamix – mostra de dança contemporânea, com mais de dez espetáculos;

– Performix – mostra de performance art, com 25 performances em sala de espetáculo e espaço urbano

– Fotomix – coletivo de fotógrafos que acompanhará a Satyrianas e registrará as atividades do evento

– Mostra Filmes de Terror dia 13 – no dia 13 de outubro, teremos uma programação dedicada a filmes de terror clássicos e contemporâneos;

– Mostra online – com mais de 15 espetáculos com transmissão online.

Veja a programação completa: satyrianas.com.br

 

Fonte: Scruft Gayblog

Post criado 427

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo