DAGENS NYHETER | O Maior jornal da Suécia traz uma crítica do nosso espetáculo “A Neve do Brasil – Anna Você Pode Ficar”

“A Neve no Brasil – Anna, Você Pode Ficar” 

Staffan Göthe maravilhoso em um conto artístico agridoce

Quase 50 anos se passaram desde que o Darling Desperados foi fundado em Malmö. Agora, eles se apresentam no Unga Klara, em Estocolmo, com uma reflexão tragicômica sobre nossos sonhos e nossa ânsia por amor.

por Lars Ring

O amor precisa de seus loucos, e o palco de seus Darling Desperados. Durante as décadas de 1980 e 90, o grupo apresentou uma série de montagens coloridas e ousadas — em tendas de circo e em palcos ao ar livre, frequentemente com cavalo e carruagem, e com uma tonalidade levemente romantizada, como nos filmes de Federico Fellini. A vida é uma estrada rural; a viagem é o próprio destino.

Um quarto de século após seu período de absoluta glória, a trupe ressurgiu agora com a nova encenação “A Neve no Brasil – Anna, você não quer ficar?”. A dupla Ulrika Malmgren e Katta Pålsson continua no caminho que traçaram, com uma atmosfera de teatro de variedades combinada a metáforas existenciais sobre a figura do artista e a necessidade, cada vez mais desesperada com o passar dos anos, de ser visto e amado.

A participação de Staffan Göthe reforça o tema; afinal, sua peça “La strada del amore” é uma maravilhosa homenagem aos artistas do interior através dos tempos. E aqui está ele agora, prestes a completar 81 anos, como a drag queen Lady — que tem o mesmo nome da cadelinha histérica da peça “Um Cachorro Empalhado”.

Ele/Ela é uma espécie de “razonador”, alguém que olha para o passado e para os papéis de gênero cristalizados. Ele se torna um concentrado de sua própria dramaturgia e de sua saudade. Em 2022, recebeu — muito merecidamente — o Prêmio Thalia, do SvD.

“O amor é uma força tão grande, e precisa de mais do que uma única pessoa — ele precisa ser compartilhado. É por isso que procuramos e ansiamos, para torná-lo completo”, diz Lady, batendo suas pálpebras prateadas. A nova peça é muito göthesca, embora escrita por Ivam Cabral e Rodolfo Garcia Vázquez. Ainda assim, o elenco derrama constantemente vestígios autobiográficos.

A peça conta a história das irmãs Anna e Jonna, que ficaram isoladas em uma ilha depois que o circo da família, Lyckoruset, fechou as portas. Agora, elas estão ali com o cavalo Singoalla, pensando na tia que fugiu para o Brasil. Devem partir ou ficar, amar ou virar eremitas do Facebook? O vizinho Hannes oferece amor, mas…

O palco é uma paisagem de renda sobre a qual se podem projetar imagens e sonhos. A obra trata de nossa necessidade de amor, mas também de utopias: o Brasil exótico, assim como o passado, funcionam aqui como um perfeito tempo perdido. O presente é sombrio.

É magnífico vivenciar a força e a presença de Staffan Göthe, mesmo com uma bengala. Como o papel escapa entre os gêneros para ser ele mesmo. Ele canta couplets e schlager alemães com um anseio selvagem e sombrio. Ulrika Malmgren interpreta Anna, que talvez queira ficar — aquela que já se apresentou com o nome artístico Magic Body e considera um retorno aos palcos. Já a Jonna de Katta Pålsson encontra uma caixa de supermercado e anseia por aventuras reais.

Bengt Braskered interpreta o vizinho Hannes, com um braço engessado que se ergue como um periscópio alegre sobre a cena. A própria realidade causou esse adereço, mas ele torna o personagem ainda mais adorável.

É uma delícia dar mais uma volta com a carroça do circo. Os Darling Desperados prepararam eles mesmos a arena para seu sucesso. Com um “häpp”, reencontram seu estilo próprio — aquele que exala cheiro de serragem e de uma vontade de viver agridoce.

A temporada no Unga Klara continua até 6 de dezembro.

Fonte: Dagens Nyheter

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 2001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo