Aconteceu no último sábado, 18, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, o lançamento do livro Cinco Planetas, da poeta ibero-brasileira Rosario Vazquez y Navarro.
Nesta obra, Rosario faz um acerto de contas com o seu tempo, passeando entre recordações de sua infância em Madrid, Espanha, pra falar de seus dias atuais no bairro de Santana, na capital paulista.
Ivam Cabral recita um dos poemas de Rosário Vázquez y Navarro García no lançamento do livro/ Foto: Henrique Mello/Adaap
O evento, que contou com a presença de amigos, familiares e admiradores, teve alguns de seus trabalhos interpretados por Ivam Cabral, André Luh, Vera Kuller e Luiz Holiver.
“O livro Cinco Planetas é uma expressão do meu sentir em momentos diferentes da minha vida, havia essa necessidade de expressar o meu interior. Me sinto imensamente grata por chegar a este momento mágico e único”, comenta a escritora em conversa com a comunicação da instituição.
Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP e filho de Rosario, ficou encantado quando descobriu o talento da matriarca, após anos em que ela “escondia” esses relatos e seu talento na escrita.`
Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral (nas pontas) com Rosario e familiares. Foto: Henrique Mello/Adaap
Rosario nasceu em Madrid, Espanha, em 1939. Em 1952, chegou ao Brasil, São Paulo, com sua mãe e irmãos. Estudou e trabalhou até 1961, quando se casou com Odair Aulo Garcia. Tiveram três filhos: Rodolfo, Reinaldo e Raquel.
Participou do curso de História da Arte, na Pinacoteca de São Paulo, além de encontros e oficinas no Centro Cultural Vergueiro, Biblioteca Nuno Santana e saraus com Carlos Alberto de Andrade, na Biblioteca Pública Pedro Nava.
Desde 2015, frequenta o curso Idade Ativa, de educação multidisciplinar e permanente, da Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
Parte do elenco do Satyros marcou presença no evento. Foto: Henrique Mello/Adaap
Artista autodidata, lê muito e é ávida por cultura e arte em todas as formas de expressão. Suas principais influências literárias são Adélia Prado, Cora Coralina, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Florbela Espanca, Madre Teresa de Calcutá, Franz Kafka, Tolstói, Rubem Alves, Machado de Assis, Federico García Lorca, Fernando Pessoa e Mário Quintana.
Eduardo Chagas e Rosario Vazquez y Navarro Garcia. Foto: Henrique Mello
Livro Cinco Planetas. Foto: Henrique Mello/Adaap
Fonte: SP Escola de Teatro