CRÍTICA | Tania Brandão analisa Todos os Sonhos do Mundo

por Tania Brandão
“A peça Todos os Sonhos do Mundo, um grande sucesso de 2019, foi revista e reestruturada para esta nova temporada via streaming.
Sob a direção de Rodolfo Garcia Vázquez, o ator Ivam Cabral, intérprete de notável intensidade e agudo sentido plástico da expressão, apresenta um texto de autoficção cuja dramaturgia reúne algumas vivências pessoais, elementos do livro de Andrew Solomon, O demônio do meio-dia – uma anatomia da depressão, e muita poesia, de vários autores, tais como Drummond, Clarice, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles.
A nova versão explora diretamente as possibilidades oferecidas pela plataforma virtual utilizada – as múltiplas janelas, as condições de luz e de movimento. A chave da interpretação é a comunicação direta. A partir do tom de relato íntimo, o ator se dirige ao público como se fosse um velho amigo que conta a história ficcionada de sua vida, à qual incorpora a trama densa de textos poéticos. A ideia é a de situar o quão a arte funciona para diluir a depressão, uma das maiores doenças geradas pelo confinamento na pandemia.
Portanto, não pense que a sua nova rotina se tornou uma forma de vida avessa ao teatro – esta situação é da ordem do impensável. Para acelerar as ideias e mexer com a placidez do coração, o coronavírus está trazendo um teatro novo. Ou um teatro renovado.
Vale perguntar o que se esconde por trás deste teatro online, que tantos vanguardeiros, subitamente amantes das velhas formas da tradição, estão se apressando em repudiar, mesmo sem ver. O que está aí é a pura dinâmica da vida, a liberdade extrema de ser, a reunião potente e livre de sentimentos e ideias, o mergulho abissal no humano. No fundo, é apenas a lição simples que o teatro se esforça em passar adiante, ao longo de séculos e séculos: a verdadeira rotina inquieta do teatro ser.”
Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1292

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo