Em quatro dias de festa que reúne atrações de teatro, circo, cinema, música, literatura e artes, nossa redação acompanhará tudo de perto para você não perder nada
por Camila Passetti
Todos os anos, para dar as boas vindas à primavera, o Satyros realiza um evento de múltiplas dimensões, que agrupa artistas de vários segmentos e milhares de espectadores em quatro dias de intensas atividades culturais concentradas na Praça Roosevelt.
Este ano, que marca a reinauguração da Praça totalmente revitalizada, o Catraca Livre fará parte da Satyrianas com uma cobertura exclusiva. Além da agenda, que divulga as principais atrações e ajuda o visitante a se programar para o evento, os usuários do site poderão acompanhar em tempo real os melhores momentos da programação oferecida ao público.
A 13ª edição da festa lança uma série de ações, que evidencia a tradição desse espaço público como pólo irradiador de propostas culturais novas e transformadoras. Como de costume, o visitante é presenteado com as tradicionais apresentações de teatro, além de circo, cinema, música, literatura, história em quadrinhos e manifestações de artes de rua.
Prepare-se!
Uma grande novidade da festa é o prédio recém-inaugurado da SP Escola de Teatro, onde estará a redação do Catraca Livre. Localizado em frente à Praça, o prédio será sede de diversas atividades do evento. Uma delas é o “DramaMix”, que conta com cerca de 30 autores para desenvolver textos curtos inéditos. Este material é elaborado por alguns dos mais destacados artistas do teatro paulista e apresentado durante os quatro dias da programação.
Outro destaque é o “AutoPeças”, que propõe uma encenação inusitada dentro de 10 carros estacionados – ou em movimento – nos mais improváveis lugares do centro do São Paulo.
Já o projeto “Ouvi Contar” também circula pelo centro da cidade, mas dessa vez nas casas e apartamentos dos moradores da região. Um grupo de atores realiza leituras dramáticas em domicílio de textos teatrais inéditos escritos por novos autores. As mini peças, resultado de estudos em sala de aula, têm até 20 minutos de duração e, no máximo, cinco personagens.
O que é
A Satyrianas é realizada desde 2005 pela Associação dos Artistas Amigos dos Satyros junto à Associação Amigos da Praça, com o apoio do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo e a Secretaria Estadual de Cultura. Além das atrações na Praça Roosevelt, desde 2007, outros espaços e teatros da cidade passaram a participar da festa com atividades paralelas. Em 2009, ela tornou-se oficialmente parte do Calendário Cultural do Estado de São Paulo.
Fonte: Catraca Livre, 28 de setembro de 2012