𝗟𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝗥𝗼𝘂𝘁𝗹𝗲𝗱𝗴𝗲, 𝗹𝗮𝗻ç𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗼 𝗥𝗲𝗶𝗻𝗼 𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼, 𝗮𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗦𝗮𝘁𝘆𝗿𝗼𝘀 𝗻𝗮 𝗽𝗮𝗻𝗱𝗲𝗺𝗶𝗮

O diretor e pesquisador sérvio Aleksandar Sasha Dunđerović, do Centre for Interdisciplinary Arts, do Royal Birmingham Conservatoire, do Reino Unido, está lançando um livro em que um dos eixos é uma análise do trabalho dos Satyros na pandemia. “Live Digital Theatre: Interdisciplinary Performative Pedagogies” – em português, “Teatro digital ao vivo: pedagogias performativas interdisciplinares”, em tradução literal – explora as experiências de atuadores de artes cênicas interdisciplinares trabalhando em performance digital e, em particular, em teatro digital ao vivo.

Colaborando com profissionais de renome mundial – Kolectiv Theatre (Reino Unido), Teatro Os Satyros (Brasil) e The Red Curtain International (Índia) – este estudo investiga as maneiras de trazer a performance digital ao vivo para o treinamento teatral e a produção de performance.

A ideia deste “Live Digital Theatre: Interdisciplinary Performative Pedagogies” é colocada no contexto da exploração do teatro digital ao vivo e é usada para entender as práticas criativas e como se pode aprender com essas práticas.

O livro apresenta uma abordagem pedagógica dos modelos contemporâneos de performance digital, desde performance interdisciplinar ao vivo usando tecnologia digital até teatro Zoom ao vivo, YouTube, mídia mista gravada e performance ao vivo. A obra também combina uma série de estudos de caso e práticas pedagógicas sobre performance digital ao vivo e teatro intermedial.

“Live Digital Theatre: Interdisciplinary Performative Pedagogies”, que traz na capa uma foto do espetáculo “MacBeth”, parceria da Companhia de Teatro Os Satyros e Royal Birmingham Conservatoire, é lançado pela editora Routledge, do grupo Taylor & Francis.

𝗔𝗹𝗲𝗸𝘀𝗮𝗻𝗱𝗮𝗿 𝗦𝗮𝘀𝗵𝗮 𝗗𝘂𝗻đ𝗲𝗿𝗼𝘃𝗶ć

O artista, que vive na Inglaterra, nasceu em Belgrado, capital da Sérvia, onde estudou direção teatral. No início dos anos 1990 mudou-se para o Canadá. Como encenador, atuou em países como Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, Irã, Sérvia e Canadá, entre outros.

Desde 1995 vive no Reino Unido, onde estudou com o professor David Bradby e obteve o doutorado em estudos teatrais pela Royal Holloway, na Universidade de Londres. Em 2000 fundou o grupo Theatre Kolectiv.

Como professor, atuou na Royal Holloway College, Liverpool Hope University e Brunel University, em Londres. Desde 2005 é professor sênior de performance teatral na Universidade de Manchester, também na Inglaterra.

Sua pesquisa se concentra em performance teatral contemporânea, teatro político, teatro latino-americano e cruzamentos entre cinema e teatro. É autor de vários livros e artigos sobre direção e produção teatral e cinematográfica.

No biênio 2008/2009 recebeu o prêmio Leverhulme Research por uma pesquisa sobre o teatro brasileiro contemporâneo. Participou como colaborador da publicação “The Routledge Drama Anthology and Sourcebook on Contemporary Performance”.

𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗰â𝗺𝗯𝗶𝗼

Em maio, Dunđerović virá com uma equipe ao Brasil para uma residência artística na SP Escola de Teatro, onde irá trabalhar no desenvolvimento da peça “Looking for Andy”, ao lado de colaboradores e estudantes do Curso Técnico da instituição.

Post criado 610

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo