AS MELHORES | Bernarda Alba entre as 8 peças de teatro escolhidas pela Vogue Brasil

Confira a lista e programe-se para aproveitar as montagens que estão em cartaz na capital paulista

Por Thyago Furtado

Em São Paulo, uma cidade com uma rica paisagem cultural, os amantes do teatro têm a oportunidade de vivenciar uma incrível variedade de apresentações. Uma opção é Dois de Nós, uma história leve, mas emocional, sobre dois casais de diferentes gerações, cujos segredos e mentiras se desenrolam em um quarto de hotel. Dirigida por José Possi Neto e com Antonio FagundesChristiane TorloniThiago Fragoso e Alexandra Martins, a peça está em cartaz no Teatro TUCA. Outro destaque, em cartaz no Espaço dos Satyros, é A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, que aborda os temas duradouros de repressão e liberdade. Já no Teatro Vivo,Débora Falabella vive a bem-sucedida advogada Tessa, que ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios. Para aqueles que buscam aproveitar a programação cultural, Vogue Brasil elaborou um guia com oito produções notáveis na capital paulista. Confira:

Prima Facie | Teatro Vivo

Após passar pela capital paulista e ficar uma temporada no Rio de Janeiro, Prima Facie retorna a São Paulo. Na montagem, Débora Falabella vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.

Teatro VIVO – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi, São Paulo – São Paulo | Quinta, Sexta e Sábado às 20h00, Domingo às 18h00 | Até 13 de Outubro. Ingressos.

O Sonho Americano | Cia Teatro dos Ventos

Com texto e direção de Luiz Carlos Checchia e elenco com nomes comoCamila Costa Melo, Cristina Bordin, Flávio Passos, Gabriel Santana e Ruben Pignatari, o espetáculo é ambientado no Brasil, nos anos 1970, no auge do endurecimento da ditadura militar. A montagem revela aspectos da nossa sociedade, desde a ditadura, e emoções tais quais insegurança, medo e o desamparo, além das reações possíveis quando a pequena burguesia se vê numa situação crítica.

Teatro Studio Heleny Guariba – Praça Franklin Roosevelt, 184 – República, São Paulo – SP | Até 27 de outubro. Ingressos.

Diga Que Não Me Conhece | Teatro Itália

Com adaptação e direção de Ester Laccava, o espetáculo estreia no Teatro Itália, em São Paulo, com temporada de 1 a 27 de outubro de 2024. A peça, protagonizada pelo ator e dramaturgo Vinicius Aguiar, é baseada no romance homônimo de Flavio Cafiero, vencedor do Prêmio APCA de Literatura em 2021. A obra explora a dinâmica das relações de amor, sexo e amizade na intensa cidade de São Paulo nos anos 2020, com um foco particular nos desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+ acima dos 40 anos, perfil do personagem central. Essa geração, que viveu em uma época na qual assumir sua identidade ou falar abertamente sobre o amor era visto como tabu. Agora, com o fenômeno dos aplicativos e da liberdade nas relações tão extrapoladas, quanto rarefeitas, se depara com um estranhamento sobre como ser e amar.

Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344, Térreo. Edifico Itália. República, São Paulo | Domingos às 19h. Terças e Quartas às 20h | Até 27 de outubro. Ingressos.

Dias Felizes | Teatro Do Núcleo Experimental

A peça narra a história de Winnie, uma mulher de 50 anos, que, presa em um cenário desértico e enfrentando a passagem do tempo, mantém um discurso otimista sobre seu passado glorioso e a esperança de dias melhores. Com a memória falha, o sol implacável e o marido indiferente ao fundo, absorto em velhas manchetes, Winnie se apega às palavras e a seus últimos pertences para comandar seu universo de esperanças contraditórias à sua realidade. Sob a direção de Cesar Ribeiro, a montagem coloca no centro das discussões a violência do patriarcado e as imposições sobre a construção do feminino. No elenco, Lavínia Pannunzio e Edgar Castro trazem à tona as complexidades emocionais e sociais dessa narrativa.

Dois de Nós | Teatro Tuca

A comédia Dois de Nós, dirigida por José Possi Neto, reúne dois casais de gerações diferentes em um quarto de hotel, onde segredos e mentiras começam a ser revelados, desencadeando uma divertida e emocionante confusão de sentimentos. Com um elenco estrelado que inclui Antonio Fagundes, Christiane Torloni, Thiago Fragoso e Alexandra Martins, a peça explora os desafios e emoções que surgem com essas revelações, levando os personagens a transformações profundas em suas vidas. O espetáculo promete tanto risos quanto momentos de reflexão, enquanto as histórias desses casais se entrelaçam de maneira inesperada.

TUCA / PUC-SP – Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo Sexta às 21h00, Sábado às 20h00, Domingo às 17h00 | Até 17 de novembro – Ingressos.

Toc Toc | Teatro Procópio Ferreira

A peça reúne um grupo peculiar de personagens que enfrentam diferentes formas de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Branca é obcecada por limpeza; Maria, uma religiosa, vive com a sensação constante de ter esquecido algo aberto; Lili tem o hábito de repetir ações; Bob é fanático por simetria; Vicente não consegue parar de fazer contas; e Fred luta contra uma síndrome que o faz dizer palavras obscenas. Com a demora do médico, a solução encontrada é iniciar uma terapia em grupo, onde, em meio a crises, brigas e muitas gargalhadas, o público acompanha as dificuldades e as formas inusitadas que cada um encontra para lidar com seus problemas. No elenco, Danielle Winits, Cláudia Ohana, Maria Helena Chira, Miguel Menezzes, André Gonçalves e Riba Carlovich.

Teatro Procópio Ferreira – R. Augusta, 2823, Cerqueira César, São Paulo/SP | De 5 de outubro até 16 de dezembro | Ingressos.

Pedro Cardoso em O Recém-nascido | Teatro Renaissance

Pedro Cardoso, em seu estilo irreverente e reflexivo, traz uma visão cômica e filosófica sobre a existência, começando com a improvável lembrança do próprio nascimento. Ele descreve com nostalgia e humor a vida antes de nascer, um período de silêncio e sossego, comparando com o caos e os desafios do mundo externo, que considera um exílio involuntário. Apesar de seu tom crítico sobre a realidade — cheia de barulho, confusão e desonestidade —, Pedro encontra na comédia o consolo necessário para suportar as agruras da vida, transformando o cotidiano em fonte de riso e reflexão.

A Casa de Bernarda Alba | Espaço dos Satyros

A peça, que celebra os 35 anos de existência da Cia. de Teatro Os Satyros, está em cartaz até 10 de novembro. Sob a direção de Rodolfo García Vázquez, fundador da companhia, em colaboração com Ivam Cabral, o clássico de Federico García Lorca, A Casa de Bernarda Alba, ganha uma nova e instigante abordagem. A trama, que explora a vida da autoritária Bernarda Alba e o rígido luto de oito anos que ela impõe às suas cinco filhas após a morte de seu segundo marido, é reinterpretada de forma contemporânea e vibrante. A montagem traz à tona as tensões e os conflitos familiares com uma visão renovada e provocativa, mantendo a essência do texto original enquanto o atualiza para o público de hoje. Nomes como Alessandra Rinaldo, Julia Bobrow e Neni Benaventefazem parte do extenso elenco.

Espaço dos Satyros – Praça Roosevelt, 214, Consolação – Quintas, sextas e sábados às 20h30; Domingos às 18h | Até 10 de novembro | Ingressos.

 

Fonte: Vogue Brasil

Ator, roteirista e cineasta. Co-fundador da Cia. Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Post criado 1762

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo