Publicado em: 08/08/2024 | por: Guilherme Dearo
Como aula inaugural para os novos estudantes dos módulos Amarelo e Vermelho no segundo semestre de 2024, a SP Escola de Teatro recebeu no último dia 6 um convidado muito especial: José Miguel Wisnik.
Wisnik é um dos músicos, compositores e ensaístas de maior destaque da cena cultural brasileira. Gravou discos como “São Paulo Rio” e “Pérolas aos Poucos”, trabalhando ao longo da carreira com nomes como Elza Soares, Tom Zé, Arthur Nestrovski e Alaíde Costa.
Já como escritor e ensaísta, publicou livros de destaque como “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989) e “Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração” (Companhia das Letras, 2018).
Um de seus livros fala da maior paixão brasileira, o futebol. É “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras, 2008). Justamente, ele está entre as leituras que comporão as propostas pedagógicas aos estudantes desse semestre, que trabalharão com o tema do futebol para guiarem seus estudos e nortearem a criação de seus experimentos finais.
Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, recebeu Wisnik e falou aos ouvintes: “Lemos muito Wisnik na Escola, ele sempre esteve presente aqui conosco, mais do que ele imagina! E nesse semestre, em especial, vamos nos debruçar em muitas de suas obras e as tantas questões que ela levanta”, disse.
“Futebol é teatro. Dispositivo de dar a ver, que se mostra, pensando na etimologia do grego. Futebol é um tremendo teatro em si mesmo, então transformar futebol em teatro é muito difícil. Nelson Rodrigues disse que uma simples pelada tem uma complexidade shakespeariana”, explicou Wisnik.
Assista à aula de José Miguel Wisnik:
Confira como foi a aula, nas imagens de Clara Silva:
Fonte: SP Escola de Teatro