Na última terça-feira, 9, a Associação Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, fechou uma parceria importante com a Universidade de Gdańsk, da Polônia. A iniciativa busca encorajar e incentivar os estudantes de ambas instituições a trocarem experiências, estudos e pesquisas, além de promover intercâmbios e facilitar a organização de atividades como workshops, cursos, festivais e conferências acadêmicas entre as duas organizações.
A ação, que foi encabeçada pelo setor de Relações Internacionais da Instituição, buscou cultivar e fortalecer a cooperação de longa data que a escola tem com a Polônia e com a Universidade de Gdańsk, a qual faz parte do combo de iniciativas que procuram situar e ampliar a correspondência da SP com o mundo.
Nesse sentido, durante o primeiro semestre de 2022, a Instituição realizou múltiplas atividades internacionais, fortificando e estreitando vínculos com diversos países europeus e latino-americanos. Um dos projetos foi o workshop Um Beckett Colaborativo, que aconteceu em junho e foi ministrado por Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk, ambos professores da Universidade polonesa e especialistas em Samuel Beckett.
Ivam Cabral (@ivam_cabral ), diretor executivo da SP, relembrou um pouco dos projetos construídos ao longo dos anos e que foram fruto da parceria da escola com o país europeu:
“O Brasil tem essa relação histórica com a Polônia, dos vários encenadores que vieram para cá e introduziram linguagens e perspectivas. E a SP Escola de Teatro também: mantemos contatos com várias universidades desde 2013; em 2014 dois estudantes nossos fizeram um intercâmbio no Teatr Fredry, em Gniezno, em que dirigiram o espetáculo ‘Confissões de um Masoquista’, peça que foi premiada por lá, além de muitas outras ações”.
Saiba mais no site da SP!
#parceriainternacional #polonia #spescoladeteatro #intercambio #teatro #cursodeteatro #internacional
Fonte: @escoladeteatro