O ator e dramaturgo Ivam Cabral, um dos fundadores da companhia de teatro Os Satyros, será o curador de filmes de arte da rede de cinemas Cinesystem.
A empresa adquiriu, em abril deste ano, parte dos complexos do Espaço Itaú de Cinemas —a operação incluiu as unidades Pompeia e Frei Caneca, em São Paulo, bem como Botafogo, no Rio, e Casapark, em Brasília.
A contratação de Cabral vai ao encontro de um desejo da Cinesystem de aumentar a oferta de filmes mais cults, fora do circuito comercial. O dramaturgo fará a seleção das obras em conjunto com a equipe de programação.
Num primeiro momento, o trabalho de curadoria terá como foco as unidades da Frei Caneca, na capital paulista, e de Botafogo, na capital fluminense, que já possuem um histórico de exibição de longas do tipo.
“Planejamos realizar debates após as sessões dos filmes”, afirma Ivam à coluna.
A Cinesystem possui um projeto chamado Cine Atelier, que desde 2019 elege obras de circuitos culturais para incluí-las na grade semanal de cinemas da rede. A ideia é ampliar a iniciativa.
Ivam atuou diretamente na reabertura do Cine Bijou, histórica sala de exibição na praça Roosevelt, no centro de São Paulo.
Depois de 26 anos fechado, o projeto renasceu em janeiro de 2022 sob o comando d’Os Satyros, que assumiu a gestão do espaço e retomou o vigor dos velhos tempos.
Fonte: Pop Journal