Os pesquisadores Aleksandar Sasha Dundjerovic, da Bósnia, e Maria José Martínez Sánchez, da Espanha, publicaram o livro Placeness and the Performative Production of Space, lançado pela Bloomsbury Publishing, de Londres.
Com uma abordagem interdisciplinar que abrange performance contemporânea, arquitetura e estudos de mídia digital, o livro se apoia em uma sólida base teórica, utilizando os trabalhos de pensadores como Walter Benjamin, Michel Foucault, Henri Lefebvre, Richard Schechner, Hans-Thies Lehmann, Lev Manovich e Slavoj Žižek. A obra está estruturada em seções temáticas que cobrem teoria, estudos práticos e entrevistas com profissionais da área.
Entre os estudos de caso, estão o trabalho do coletivo catalão La Fura Dels Baus, em Barcelona, Espanha, a Quadrienal de Praga, o envolvimento comunitário na Praça Roosevelt, em São Paulo, Brasil, o Portland Inn Project, em Stoke-on-Trent, Reino Unido, o Campo de la Cebada, em Madri, Espanha, e espaços digitais criados por artistas na Índia e na Bósnia e Herzegovina.