A 23ª edição do Festival vai contar com apresentações de projetos nas áreas de teatro, danças, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins.
Através de atividades extracurriculares da MT Escola de Teatro, cerca de 90 estudantes de Mato Grosso irão para o Festival Satyrianas, um dos maiores festivais artísticos do país, que inicia neste sábado (12) e segue até a próxima terça-feira (15), em São Paulo. Dentre esses alunos, 42 tiveram seus trabalhos aprovados em 8 performances e se apresentarão em solo paulista.
O diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, explica que a maioria dos alunos irá viajar para participar do evento pela primeira vez, pois a turma foi formada recentemente e, anteriormente, apresentações presenciais estavam suspensas por conta da covid-19.
A 23ª edição do Festival vai contar com, pelo menos, 500 atrações com profissionais de diferentes áreas e diversas partes do país, além de apresentações de projetos nas áreas de teatro, danças, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins.
Entre os selecionados está o estudante de dramaturgia da MT Escola de Teatro, Antônio Carlos Mattoso, que já caminha pelas estradas do teatro, música e cinema há mais de 20 anos e está indo para o festival pela primeira vez. Segundo ele, ter essa experiência de olhar para o trabalho de outros artistas e debater é algo importante, pois mesmo quem já faz teatro deve continuar assistindo a outros teatros!
A viagem para o Satyrianas também é uma forma de valorização dos primeiros trabalhos produzidos por esses alunos e também uma forma de apoiar a produção artística e cultural do nosso Estado.
O Festival
Satyrianas é um evento que integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde 2009. Teve início em 1989, quando uma jovem companhia teatral, Os Satyros, tomou a iniciativa de realizar uma saudação à primavera, recebendo em seu espaço artistas de diversos lugares do país.
Desde a sua chegada à Praça Roosevelt, na cidade paulista, em 2000, o grupo realiza, no início da primavera, a maratona cultural que, durante 78 horas seguidas, oferece inúmeras atividades artísticas de acesso livre, com entrada gratuita ou ao valor de ingresso consciente (“pague o quanto puder”), aos moradores da cidade.
MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre Secel-MT (Secretaria de Estado, Cultura e Lazer) de Mato Grosso e Associação Cultural Cena Onze.
O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e com a Adaap/SP (Associação dos Artistas Amigos da Praça) de São Paulo.
FALE COM O PP
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Foonte: Primeira Página